Governo do Maranhão e Consórcio Nordeste lançam aplicativo para monitorar casos da Covid-19

Pensando no bem-estar e na importância da concepção de novas alternativas para monitorar e informar a população sobre a Covid-19, o Governo do Maranhão, em parceria com o Consórcio Nordeste, grupo formado em prol do desenvolvimento sustentável dos estados da região, lança o Aplicativo Monitora COVID-19, que fará o registro de informações da população com suspeita da Covid-19.

“Seguimos buscando soluções para garantir o diagnóstico e acompanhamento correto e, ao mesmo tempo, preservar a população, para que, caso não seja necessário auxílio médico fora do ambiente domiciliar, continue em casa contribuindo para evitar a contaminação pela Covid-19”, disse o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula.

O gestor do Conecta SUS, João Cunha, fala sobre a importância desta nova ferramenta de monitoramento aos casos do novo coronavírus. “A plataforma é uma parceria do Consórcio Nordeste, da qual o Maranhão faz parte, e estabelece a possibilidade dos pacientes que foram infectados pela Covid-19 serem auxiliados por profissionais de saúde para acompanhamento dos sintomas e do quadro clínico dos mesmos”, explicou.

O integrante do Comitê Científico do Consórcio Nordeste, Hêider Pinto, explica que ao utilizar o aplicativo, os pacientes terão a retaguarda de profissionais de saúde que vão fazer essa orientação e acompanhamento. “O Monitora Covid-19 é um aplicativo importantíssimo para garantir o apoio clínico e a orientação, mas também o acompanhamento, monitorando a situação da saúde da pessoa, de maneira que ela possa ser atendida em casa e com todo o cuidado. Acompanhando a situação da saúde dela para que, identificando qualquer piora, poder fazer a melhor orientação possível”, afirmou.

A tecnologia do app está articulada ao registro eletrônico de saúde e possibilita à equipe de monitoramento e à gestão do SUS um painel de controle que permitirá visualizar o tempo de quarentena de cada paciente, dentre outras informações que servirão de base para tomada de decisões.

“Esse aplicativo tem uma lógica bem interessante, pois não será o cidadão que irá atrás do serviço, o serviço que irá atrás do cidadão. Desde que ele entre no aplicativo e se posicione em relação ao quadro clínico que ele está sentindo”, explica o secretário de Estado de Políticas Públicas, Marcos Pacheco.

Como funciona

No app Monitora COVID-19, disponibilizado de forma gratuita, o especialista viabiliza atendimento remoto e auxilia no acompanhamento de pessoas infectadas. Na página inicial do aplicativo, o usuário deverá escolher o Estado e a cidade de origem, logo após, ao apertar próximo, será levado a vários informativos até encontrar a opção de realizar o login ou fazer um cadastro, informando nome, CPF, nome da mãe e número do cartão SUS.

Depois o usuário preenche um formulário, com todos os sintomas apresentados, que posteriormente será avaliado por uma equipe de profissionais de saúde. Quando as informações relacionadas aos sintomas da doença são preenchidas, o usuário recebe diferentes classificações: verde, quando não apresentar sintomas característicos da doença; amarelo, caso apresente sintomas leves; laranja, quando os sintomas já começam a se agravar; e vermelho, ao apresentar sintomas mais graves que inspirem cuidados médicos.

Caso seja detectado risco do usuário, um profissional da saúde entrará em contato pelo próprio celular. Nos casos sinalizados como amarelo, o usuário recebe a ligação em até 48 horas, já nos casos identificados como laranja e vermelho, em até 24 horas e posteriormente, com monitoramento diário. Em caso de piora, o usuário tem a opção de edição do perfil, o que consequentemente altera a cor de classificação. Com o avanço dos sintomas, o usuário será contactado e de acordo com a avaliação médica da gravidade dos sintomas será direcionado para a unidade de referência mais próxima.

Neste primeiro momento, o Monitora Covid-19 estará disponível apenas para Android na Play Store. Em breve o aplicativo estará disponível também no sistema IOS, para iPhone, pela Apple Store.