Governo do Maranhão atua em três frentes no alargamento da Avenida Jerônimo de Albuquerque

O alargamento da Avenida Jerônimo de Albuquerque avança na segunda etapa de trabalhos. Os serviços de drenagem profunda estão sendo executados em trecho que vai desde a entrada do condomínio Ipem-Angelim passando pela entrada do bairro Bequimão, até em frente ao supermercado Atacadão. A obra, do Governo do Estado, está sob responsabilidade da Agência Executiva Metropolitana (AGEM), em parceria com a Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT). 

A primeira frente de trabalho está localizada próximo ao condomínio Ipem-Angelim. No local está sendo realizada drenagem profunda com construção de bueiro simples tubular de concreto (BSTC). 

Nas proximidades da entrada do bairro Bequimão, segunda frente de trabalho, também está sendo realizada a drenagem profunda. Lá, entretanto, o bueiro é do tipo duplo celular de concreto (BDCC). 

Já em frente ao supermercado Atacadão, a AGEM está realizando drenagem profunda com bueiro simples tubular de concreto (BSTC).

O presidente da Agência Executiva Metropolitana, Lívio Jonas Mendonça Corrêa, explica que as diferenças nos tipos de drenagens devem-se às necessidades específicas de cada trecho em obra. 

“O bueiro duplo celular de concreto é o que suporta maior vazão de água e está sendo instalado na área da entrada do Bequimão, onde costuma ocorrer alagamentos”, informou o presidente da AGEM. 

Fases 

O alargamento da Avenida Jerônimo de Albuquerque está dividido em três etapas, com um total de dois quilômetros. A primeira, já concluída, compreende um trecho que vai do supermercado Mineirão (antigo Makro) até a entrada do condomínio Ipem-Angelim, 500 metros ao todo. Incluiu terraplanagem, pavimentação asfáltica e drenagem, construção do canteiro central, calçadas (passeio público) e meio-fio com sarjeta e talude e 10 metros de largura, sendo 6 metros de pista e 4 metros de passeio público. 

A segunda etapa, em andamento, tem extensão de 1.062 metros de comprimento. Neste trecho estão sendo executados serviços de terraplanagem, pavimentação, drenagem, muro de contenção e sinalização. O resultado será uma ampliação de 5 metros na largura, sendo 3,5m de pista e 1,5m de passeio. 

A terceira etapa será a substituição da rotatória da Cohab por um sistema de alças semelhantes às que já existem na região entre a entrada do bairro Bequimão e o Elevado da Cohama.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.