Governo do Maranhão apresenta o Melhor São João do Mundo para operadoras de turismo em São Paulo

O Maior São João do Mundo, o São João do Maranhão 2023 será apresentado para operadores e agentes de viagem de São Paulo (SP) em evento realizado no dia 11, às 19h30, no Hotel Pestana, bairro Jardins. Organizado pelas secretarias de Comunicação (Secom), de Turismo (Setur) e de Cultura (Secma), a estratégia reforça a principal manifestação cultural do estado no calendário de festas brasileiras. A intenção é aumentar o fluxo de visitantes nos festejos juninos.

“É um aperitivo do melhor dos encantos do Maranhão, o São João mais diversificado e, com certeza, o mais belo do mundo”, reforça do secretário de Estado da Comunicação, Sérgio Macedo.

Nos meses em que os maranhenses e os visitantes se rendem às homenagens a Santo Antônio, São João, São Pedro e São Marçal, o Governo do Maranhão organizou o Maior São João do Mundo, com programação que durará quase três meses de festas. Em destaque, as manifestações folclóricas, de dança, além de uma grande variedade de comidas típicas, já tradicionais nos arraiais maranhenses. As apresentações na capital e em municípios maranhenses ocorrerão até o dia 30 de julho.

Oficialmente, a festa de São João no Maranhão vai começar no dia 1º de junho e prosseguirá até o final de julho. Na capital, os arraiais serão montados na Vila Palmeira, Ceprama, Itaqui Bacanga, Nauro Machado, Ipem, Parque da Juçara, Bairro da Liberdade, Cidade Operária, Maiobão, João Paulo e Parque do Rangedor. E, pela primeira vez, também serão montados nas cidades de Imperatriz, Pinheiro, Timon e Barreirinhas.

Em São Luís, os festejos juninos vão iniciar no domingo (7 de junho), com a segunda edição do Maranhão de Reencontros, que vai reunir uma programação diversificada todos os domingos do mês de maio, na Concha Acústica Reynaldo Faray (Lagoa da Jansen), a partir das 18h. A programação terá grupos juninos, além de bandas e cantores que irão abrilhantar a festa.

Além de promover a cultura e o entretenimento, o evento vai fomentar a economia local. Uma praça de alimentação será montada para a oferta de lanches variados, com barracas do Programa Mais Renda e foodtrucks.

O projeto esquenta o cenário cultural do estado, com apresentações dos grupos folclóricos e aquece o público para a festa oficial do São João, destaque por sua variedade de ritmos, cores e manifestações.

Em maio, também será realizado o Cortejo Junino, quando vários grupos folclóricos seguem pelas ruas no centro da cidade, com uma demonstração do que há de mais rico neste período no Maranhão, passando com apresentações por vias de grande circulação de pessoas e também ruas de caráter comercial. Também está programada a Travessia Junina, com saída da Reffsa (Avenida Beira-Mar) para a Casa do Maranhão (Centro de São Luís).