Governo do Estado vai investir R$ 45 milhões em pesquisa científica.

O Governo do Estado vai garantir importante reforço à pesquisa científica no Maranhão, ao longo deste ano. São previstos investimentos de cerca de R$ 45 milhões, por meio das ações da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema). Os editais que serão ofertadas pela instituição estão previstos no Plano de Trabalho 2023, lançado nesta quinta-feira (16), em solenidade, no Palácio dos Leões, Centro Histórico. 

O Plano de Trabalho tem como finalidade ampliar o acesso às ações de inovação no Estado e fortalecer o fomento às pesquisas científicas, a partir das linhas de ação dos programas Mais Ciência, Mais Inovação, Mais Qualificação e Popularização da Ciência. O total de recursos investidos extrapola o exercício de 2023, que terá lançamento de 27 editais. 

Um avanço para o segmento no Maranhão, em oportunidades aos pesquisadores, ressaltou o presidente da Fapema, Nordman Wall. “É meta do governador Carlos Brandão incentivar, cada vez mais, a ciência no Maranhão. Este plano de trabalho é um norteador para o desenvolvimento e consolidação das ações do Governo do Estado, neste segmento, sob a execução da Fapema. As ações que norteiam o plano representam um novo ciclo, que será marcado por muito trabalho. E sempre reforçando esse compromisso do governador Carlos Brandão com a pesquisa e os pesquisadores maranhenses”, pontuou Nordman Wall.

“Uma grande honra participar do lançamento deste importante documento para a pesquisa e inovação maranhense. Esse plano de trabalho representa o firme compromisso do governador Carlos Brandão, da Secti e da Fapema, em benefício da pesquisa científica. Agradecemos ao governador Carlos Brandão pelo empenho e comprometimento com a expansão das oportunidades aos pesquisadores, principalmente, os maranhenses. E a Secti, que tem à frente a secretária Natassia Weba, tem esse mesmo direcionamento”, destacou o secretário adjunto de Inovação e Cidadania Digital da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), Saulo Lima.

O reitor da UEMA, Walter Canales, também destacou a relevância  dos investimentos. “Muito importante esta série de oportunidades anunciadas aos pesquisadores maranhenses, que se consolidam no plano de trabalho da Fapema para o corrente ano. Nós, como parceiros da instituição, só podemos parabenizar pelos avanços que foram mostrados e temos certeza que a pesquisa e inovação no Maranhão estão muito bem encaminhadas. Um ganho muito significativo para todos os pesquisadores e para a pesquisa do nosso Estado”, ressaltou o reitor da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), Walter Canales.

Linhas de trabalho

O plano de trabalho foi apresentado pelo diretor científico da Fapema, João Bontettuit. Neste conjunto de oportunidades à comunidade pesquisadora, nos editais do Mais Inovação serão ampliados os editais Cidadão do Mundo e Professor Cidadão do Mundo; nova edição do Tecnova III; editais do programa Cadeias Produtivas; e nova edição do Porto do Futuro, que tem parceria com o Porto do Itaqui. 

Na linha do Mais Qualificação, serão investidos recursos para os editais Veterinária, Med Saúde, Bolsa Produtividade e quotas de mestrado, doutorado e pós-doutorado.
O Mais Ciência terá aporte para formação de recursos humanos, concessão de bolsas de estudo e quotas institucionais de bolsas PIBIC, PIBIC Jr, PIBIT, PIBIT Jr, mestrado, doutorado e pós-doutorado.

Na linha Popularização da Ciência, os investimentos vão para publicação de artigos científicos dos programas de pós-graduação, de livros e demais publicações, além da realização do 18º Prêmio Fapema.

“Neste ciclo, à frente da gestão da Fapema, trabalharemos por um Maranhão mais desenvolvido, mais tecnológico, mais inovador e de um futuro cada vez mais no presente. Vamos trilhar esta caminhada pelas mãos e mentes brilhantes de estudantes, professores, pesquisadores, empreendedores e inventores maranhenses”, enfatizou Nordman Wall.

Presentes ao evento, o secretário Regional da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Antônio José Oliveira; o Pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação do Instituto Federal do Maranhão (IFMA), Rogério Mesquita Telles; o representante da UemaSul, Alisson Oliveira; o professor Cristiano Capovilla, da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), representando o reitor, Natalino Salgado; a diretora geral do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA), Cricielle Muniz; o diretor técnico do Sebrae Maranhão, Mauro Borralho; além de professores, pesquisadores e demais autoridades do segmento da ciência e tecnologia.