Governo do Estado se reúne com Sebrae-MA para debater avanços do programa Cidade Empreendedora

Nesta quinta-feira (2), o Governo do Maranhão, representado pela Secretaria de Estado da Indústria e Comércio (Seinc), se reuniu com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Maranhão (Sebrae-MA) para discutir os avanços do programa Cidade Empreendedora.

Iniciado em 2021, o programa Cidade Empreendedora, feito em parceria entre Seinc e Sebrae (MA), realizou ações em todas as regiões do Estado, passando por municípios como São Luís, Bacabal, São José de Ribamar, Pinheiro, Barreirinhas, entre outros, integrando gestão pública e pequenos negócios em um ambiente de oportunidades.

Durante a reunião, foram analisadas as etapas de implementação do programa, com foco em impulsionar os municípios na geração de emprego, renda e oportunidades de negócios.

Para o secretário de Estado da Indústria e Comércio, Cassiano Pereira Junior, a participação do Governo do Maranhão na parceria com o Sebrae-MA é essencial para o desenvolvimento do Estado. “Na reunião, pudemos constatar como esta parceria tem feito a diferença na vida dos empresários. O Governo do Estado tem se empenhado fortemente para apoiar essas iniciativas, estimulando empresas e cidades”, pontuou.

O diretor superintendente do Sebrae-MA, Albertino Leal, também destacou a importância da parceria e o impacto do programa para o futuro em todas as cidades contempladas. “Os municípios estão respondendo muito bem. Estamos ajudando a gerar empregos e as cidades estão conseguindo arrecadar mais e criando uma consciência de legitimidade e legalidade, envolvendo as micro e pequenas empresas no processo produtivo, dando confiança para se investir no próprio negócio e crescer”, destacou.

Cidade Empreendedora

Ao longo de 2021, o programa Cidade Empreendedora promoveu a capacitação de funcionários, o estímulo à vocação dos municípios e o impulso aos negócios locais.

As ações passaram por 53 municípios em 2021 e impactou em mais de 75 mil empreendimentos maranhenses. Entre as cidades beneficiadas, estiveram: Açailândia, Aldeias Altas, Araioses, Arame, Bacabal, Balsas, Barra do Corda, Barreirinhas, Bequimão, Bom Jesus das Selvas, Bom Lugar, Buriticupu, Carutapera, Chapadinha, Codó, Coelho Neto, Colinas, Coroatá, Cururupu, Dom Pedro, Estreito, Grajaú, Itapecuru-Mirim, Lago da Pedra, Lima Campos, Matões, Miranda do Norte, Morros, Parnarama, Passagem Franca, Pedreiras, Pindaré Mirim, Pinheiro, Presidente Dutra, Presidente Vargas, Rosário, Porto Franco, Santa Inês, Santa Luzia, São Domingos do Maranhão, São José de Ribamar, São Luís Gonzaga do Maranhão, São Mateus do Maranhão, São Raimundo das Mangabeiras, Trizidela do Vale, Tuntum, Turiaçu, Tutóia, Vargem Grande, Viana, Vitória do Mearim, Vitorino Freire e Zé Doca.