Governo do Estado promove treinamento para implantação do Serviço de Inspeção Municipal

Técnicos, auxiliares de inspeção, médicos veterinários e secretários Municipais de Agricultura, de 29 prefeituras do Maranhão, participaram do treinamento online oferecido pela Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (AGED/MA) para implantação nos municípios do Serviço de Inspeção Municipal (SIM). O treinamento foi entre os dias 17 e 20 de maio, com a entrega de certificados para os participantes.

Muitos municípios solicitaram o treinamento à AGED com o intuito de treinar as equipes técnicas que irão atuar no Serviço de Inspeção e de sensibilizar as autoridades para criação e fomento do SIM nessas localidades.

A coordenadora de Inspeção de Produtos de Origem Animal da AGED, Clidilene Alencar, explicou que o treinamento buscou mostrar a importância de criar e implementar o SIM, especialmente apontar a relevância do Serviço de Inspeção para a saúde pública.

“Mostramos o que é, qual a função dos serviços e requisitos de implantação do SIM e, também, tratamos da importância de oferecer alimentos inspecionados, portanto seguros e com qualidade para população. O SIM foi apresentado como política pública para o desenvolvimento socioeconômico, possibilitando o registro das agroindústrias familiares e empreendimentos de pequeno porte, o acesso do município para os mercados formais e gerando trabalho e renda”, informou.

O coordenador de Educação Sanitária e Comunicação da AGED, João Batista Filho, explicou que essa foi a primeira etapa do treinamento com apresentação do conteúdo teórico. A parte prática será realizada posteriormente. Faz parte do planejamento da AGED a oferta de mais capacitações sobre o Serviço de Inspeção.

Durante o treinamento, a equipe técnica da AGED apresentou palestras sobre Defesa Animal, Agroindústria Familiar, Inspeção de Produtos de Origem Animal, programas de sanidade dos animais, dentre outros.

Para AGED, o Serviço de Inspeção Municipal é fundamental para regularização da cadeia da carne e de estabelecimentos de produtos de origem animal. Quando o SIM é implantando há benefícios para quem produz e para quem consome, pois haverá fiscalização, e os produtos terão inocuidade e qualidade para chegar até a mesa dos maranhenses.