O Maranhense|Notícias do Estado do Maranhão

Governo inicia imunização de gestantes e puérperas com comorbidades em municípios da Grande Ilha

O Governo do Maranhão, através da Secretaria de Estado da Saúde (SES), iniciou a expansão da vacinação com o imunizante Pfizer para outros municípios maranhenses. Nesta sexta-feira (21), foram abertas salas de imunização nos municípios de Paço do Lumiar, São José de Ribamar e Raposa, na região metropolitana. Nesses locais, também serão imunizadas gestantes e puérperas com comorbidades neste sábado (22), das 8h às 16h. 

Em Paço do Lumiar, a imunização está acontecendo no Centro Social Urbano (CSU) do Maiobão. A estudante Jéssica Alves da Silva, 27 anos, foi a primeira gestante a ser imunizada com a Pfizer. Grávida de 37 semanas de uma menina que se chamará Cecília, ela não esconde a felicidade em finalmente estar iniciando o seu ciclo de imunização.  

“Eu estava muito ansiosa pela chegada da minha imunização, pois tenho hipertensão gestacional. A vacina vem para me deixar mais aliviada, agora posso aguardar a chegada da minha filha com mais segurança, e de olho na data da segunda dose da vacina”, comemora a estudante Jéssica Alves.

Já a lavradora Danúbia Lopes Castro, 29 anos, foi a segunda a ser imunizada. Há 22 dias ela deu à luz a pequena Estéfani e, com a filha nos braços, tomou a primeira dose da vacina que, segundo ela, foi de esperança. “Tenho epilepsia e estou muito aliviada, pois esperei muito por esse momento”, afirma a lavradora. 

De acordo com a chefe do Departamento de Controle das Doenças Imunopreveníveis da SES, Halice Figueiredo, as equipes da SES estão realizando o acompanhamento presencial nas salas de imunização. “Além do acompanhamento, também realizamos um treinamento junto com todos os profissionais que estão realizando a vacinação durante esse período para o público de gestantes e puérperas com comorbidades. O critério para a escolha dos municípios foi a maior população do público-alvo a ser imunizado”, explica.  

Em São José de Ribamar, a imunização está acontecendo no Hospital e Maternidade do município. Já na Raposa, a sala de imunização está instalada no Centro de Saúde do Inhaúma. Em ambos os lugares, o público-alvo são gestantes e puérperas com comorbidades, previamente cadastradas pelos municípios.  

Na próxima segunda-feira (24), também será iniciada, para o mesmo público-alvo, a imunização com as doses da vacina Pfizer nas cidades de Imperatriz e Balsas. Nesses locais, o trabalho também será realizado sob supervisão de equipes da SES.