Governo do Estado promove Encontro Regional de Gestoras de Políticas para Mulheres

O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Mulher (SEMU), realiza, entre os dias 8 de julho a 23 de agosto, o Encontro Regional de Gestoras de Políticas para Mulheres, com o objetivo de fortalecer o diálogo entre as gestoras dos municípios maranhenses, através de suas regionais, promovendo a criação de uma rede ininterrupta de opinião, informação e apoio às mulheres em todo o território.

A ideia é promover a troca de experiências e conhecimentos acerca das demandas específicas de cada município, apoiando iniciativas de organizações voltadas para a promoção de pautas femininas, multiplicando os resultados e o alcance dessas ações.  

No início de 2019, havia apenas 82 Organismos de Políticas para Mulheres (OPM) no estado, sendo 9 desativadas. Hoje, já são 125 OPMs, dados que reforçam o compromisso do Governo do Maranhão com as pautas das mulheres, pois, mesmo diante de um cenário de pandemia, conseguiu estimular a abertura de 43 novas OPMs, um aumento exponencial, que já atinge metade dos municípios; a expectativa é conseguir abranger os 219 municípios.

A Secretaria de Estado da Mulher entende como de fundamental importância a realização de ações permanentes e campanhas de enfrentamento à violência contra a mulher. Para isso, articula e mobiliza junto aos municípios, agendas coletivas, visando o fortalecimento da defesa, valorização e protagonismo feminino.

As atividades desenvolvidas fazem parte das ações do Governo do Estado para garantir os direitos das mulheres, através de políticas públicas. A Programação acontecerá durante os meses de julho e agosto, e tem como objetivo oferecer treinamento e capacitação para gestoras públicas e corpos técnicos de secretarias municipais.

Programação

8 e 9 de julho – Imperatriz e Açailândia

14, 15 e 16 de julho – Presidente Dutra, Pedreiras, Barra do Corda

22 e 23 de julho – Pinheiro e Viana

30 e 31 de julho – São João dos Patos e Balsas

5 e 6 de agosto – Rosário e Itapecuru

12 e 13 de agosto – Caxias e Timon

19 e 20 de agosto – Chapadinha e Codó

21, 22 e 23 de agosto – Santa Inês, Zé Doca e Bacabal