Governo do Estado inicia etapa de asfaltamento da obra do BRT, no Araçagi

O Governo do Maranhão, por meio da Agência Estadual de Mobilidade Urbana e Serviços Públicos (MOB) iniciou a implantação da camada asfáltica na obra do BRT (Transporte Rápido por Ônibus) na região do Araçagi.

A capa asfáltica, que compreende a utilização do binder (camada de ligação) mais CBUQ (Concreto Asfáltico Usinado à Quente) corresponde a última fase da pavimentação flexível que recebeu tratamento no subleito e leito da via.

O asfaltamento em duas camadas garante mais qualidade, durabilidade e segurança da via por onde circula o tráfego de veículos particulares.

Com aproximadamente 1 quilômetro e meio de extensão, esse trecho corresponde à primeira fase do asfaltamento do BRT que, de acordo com o planejamento, será concluído em até 12 dias, no sentido Olho d’Água/Araçagi que será liberado para trânsito, melhorando o fluxo na região.

“Estamos trabalhando para entregar para a população esse lado da via em até 12 dias. Com o término desse trecho, iremos iniciar o asfaltamento do outro lado da avenida e a expectativa é que esse percurso de quase 2 quilômetros fique pronto até o final de julho de 2020”, disse Lawrence Melo, presidente da MOB.

BRT

O Trânsporte Rápido por Ônibus é um novo modelo de transporte público que vai interligar os municípios da Grande Ilha (São Luís, São José de Ribamar, Raposa e Paço do Lumiar). Com investimento de 140 milhões, as obras de implantação do BRT é a maior obra de mobilidade urbana do Estado do Maranhão.

)

Dividida em dois lotes, a obra do BRT compõe o prolongamento da Avenida Litorânea em 1.800 metros, com a requalificação da Avenida São Carlos e Litorânea da Foz do Rio Pimenta à Foz do Rio Calhau que compreende o primeiro lote.

Já o lote 2 corresponde à requalificação da Avenida dos Holandeses, iniciando na Avenida Atlântica, no Araçagy e finalizando na Rotatória do Calhau. A primeira etapa dessa fase compreende a entrada da Praia do Araçagi até a altura da UPA do Araçagi.

“A implantação do corredor exclusivo de ônibus rápido vai proporcionar mais rapidez e qualidade no transporte público da Grande Ilha, diminuindo em até 40 minutos o tempo de deslocamento até o centro de São Luís. Com a requalificação da Holandeses que prevê soluções para as rotatórias existente ao longo da avenida e o prolongamento da Litorânea, toda essa região vai ganhar mais fluidez no trânsito minimizando os engarrafamentos existentes nessa área”, pontuou Lawrence.