Governo do Estado expande vacinação com Pfizer para Timon e Caxias na próxima semana

Como parte das ações estratégicas para reforçar a imunização no estado, o Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), segue expandindo a vacinação com o imunizante Pfizer para outros municípios. Depois da experiência bem-sucedida nas cidades de Balsas e Imperatriz, e em municípios da Grande Ilha (Raposa, Ribamar e Paço do Lumiar), a SES realizará, a partir de segunda-feira (31), a vacinação com a Pfizer também nas cidades de Caxias e Timon, direcionada para o público de gestantes e puérperas com comorbidade. 

De acordo com a chefe do Departamento de Controle das Doenças Imunopreveníveis da SES, Halice Figueiredo, a iniciativa tem como objetivo reforçar o trabalho de imunização que já é realizado pelas secretarias municipais de saúde. 

“Tivemos êxito na aplicação do imunizante Pfizer nas cidades de Balsas e Imperatriz, a procura do público-alvo atendeu as nossas expectativas, todas as vacinas enviadas foram aplicadas. Nosso foco agora são as próximas cidades, Caxias e Timon, sempre em parceria com as secretarias municipais”, afirma Halice Figueiredo. 

Assim como foi realizado nos outros municípios, equipes da SES estão promovendo uma capacitação prévia com as equipes de Caxias e Timon, que irão manipular esses imunizantes. Durante a semana, a SES também estará acompanhando o processo de aplicação das vacinas nas salas de imunização. 

Balanço

A vacinação de gestantes e puérperas com comorbidade nas cidades de Balsas e Imperatriz foi realizada durante toda esta semana. Foram vacinadas 1.396 mulheres desse público-alvo, sendo 896 em Imperatriz e 504 em Balsas. 

“Quero manifestar todo o contentamento da cidade de Balsas com o envio dessas doses para a imunização das nossas gestantes e puérperas com comorbidade. Aplicamos 100% das doses enviadas pela Secretaria de Estado da Saúde, graças a um trabalho realizado em conjunto com o município de Balsas, a serviço da vida”, pontua o gestor da Regional de Saúde de Balsas, Giltarlã Araújo.