Governo do Estado discute ações de Regularização Fundiária com lideranças comunitárias

O secretário adjunto de Habitação da Secretaria das Cidades e Desenvolvimento Urbano (Secid), Antonio Viana, reuniu na sexta-feira (3), com lideranças de várias localidades de São Luís. 

A reunião realizada na Secretaria teve o objetivo de discutir e alinhar ações do programa de Regularização Fundiária e estender as titulações a outras comunidades da Grande ilha. Por conta dos protocolos sanitários de segurança, as reuniões foram totalmente individualizadas.

O novo titular da pasta, José Antonio Viana, falou que assumiu a secretaria adjunta de Habitação com a proposta de acelerar o processo de titulação, haja vista que devido a pandemia os trabalhos diminuíram de ritmo, porém não pararam. “Aos poucos a vida volta à normalidade, por isso, estamos dialogando com todas as lideranças para alinharmos as ações e implementarmos políticas públicas em mais comunidades, garantindo o direito social à moradia, o acesso aos serviços públicos, bem como promoção da cidadania e qualidade de vida da população maranhense”, evidencia o gestor.

Para o representante da comunidade do Sacavém, Daniel Almeida, a regularização fundiária vai proporcionar grandes mudanças, pois o bairro é centenário, porém necessita urgentemente de politicas públicas que melhorem a vida dos moradores.

“É um anseio antigo da nossa comunidade que já existe há anos, mas não é integrada à cidade. Ter o título de regularização fundiária é garantir direitos. Só temos que agradecer ao governo por esse reconhecimento”, disse o representante do residencial Estrela Dalva, Izaias Costa Farias.

Já a liderança do residencial Copacabana, localizado em Paço do Lumiar, Roberto Reis Soeiro, reconhece o esforço e parceria do Governo do Estado em trabalhar para promover cidadania aos que mais precisam. Participaram da reunião lideranças dos bairros Sacavém, Vila Palmeira, residenciais Maria Aragão, Estrela Dalva e Copacabana.

Áreas beneficiadas 

Atualmente, a Secretaria das Cidades e Desenvolvimento Urbano está atuando em várias áreas da Grande Ilha. Além de assinar acordo de Cooperação Técnica com 15 municípios maranhenses, a Secid está a trabalhando nos bairros do Sacavém, Salina do Sacavém, Quinta dos Machados, Vila Palmeira, Santa Cruz e Alemanha.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.