Governo divulga resultado preliminar de artesãos selecionados para 5ª Feira Nacional de Artesanato e Cultura
A Secretaria de Estado do Turismo (Setur-MA) divulgou nesta sexta-feira (23) o resultado preliminar de artesãos e entidades representativas do artesanato que vão expor suas peças, no período de 26 de setembro a 1º de outubro, na 5ª Feira Nacional Artesanato e Cultura (Fenacce), em Fortaleza, no Ceará. As inscrições já se encerraram e a lista definitiva deve ser disponibilizada na semana que vem.
Para a Fenacce, 3 artesãos foram selecionados e 3 estão em lista de espera. Além disso, 3 entidades representativas vão desembarcar em Fortaleza e outros artesãos maranhenses terão seus produtos expostos no estande do Estado. A lista dos selecionados está disponível no link.
“A participação dos artesãos maranhenses nas feiras nacionais é de suma importância, não só pela oportunidade de geração de renda e acesso a mercados, mas, também pelo troca e pelo intercâmbio e aprendizado que se estabelece nestes espaços”, disse o coordenador do Programa de Artesanato Brasileiro (PAB) da Setur-MA, Carlos Martins.
A secretária de Estado do Turismo, Socorro Araújo, explica que a participação na feira abre portas. “Nós acreditamos que estar na feira tem um valor especial para o artesão, por conta de todo o aprendizado que ocorre ali. Nós da Setur, ligadas ao Governo do Estado, temos esse papel importante no fomento e desenvolvimento das atividades artesanais, sendo a participação nestas feiras essencial para alcançar esses objetivos”, enfatizou.
Os artesãos selecionados terão as passagens aéreas no trecho São Luís/Fortaleza/São Luís custeadas pela Setur-MA, ficando as despesas de hospedagem, alimentação e transporte no Ceará sob a responsabilidade de cada selecionado.
A Setur-MA também será responsável pelo transporte das peças de artesanato de São Luís/MA a Fortaleza/CE e de Fortaleza/CE a São Luís/MA.
Participaram do edital artesãos individuais ou MEI que estão cadastrados no Sistema de Informações Cadastrais do Artesanato Brasileiro no estado do MA (SICAB), com Carteira Nacional dentro do prazo de validade e com disponibilidade e condições físicas para viajar e realizar a comercialização dos seus produtos durante o evento.
Também participaram entidades representativas (pessoa jurídica de direito privado sem fins lucrativos) de artesanato no Maranhão legalmente constituídas e cadastrados no Sistema de Informações Cadastrais do Artesanato Brasileiro no Estado do MA (SICAB).