Giro de Noticias

Judiciário realiza casamentos comunitários em Joselândia e São José dos Basílios

Durante essa semana, o termo judiciário São José dos Basílios e a Comarca de Joselândia reuniram casais para a realização de casamentos comunitários nos municípios nos dias 20 e 21 de junho.

A iniciativa faz parte do projeto da Corregedoria Geral da Justiça (CGJ/MA), que beneficia casais que buscam estabelecer uma relação conjugal ou legalizar uniões estáveis já constituídas, mas que não possuem condições para custear o processo. Todos os casais participantes estavam isentos do pagamento de taxas cartorárias.

Em São José dos Basílios, a celebração ocorreu no dia 20 de junho, a partir das 17 horas, sendo este o primeiro casamento comunitário realizado no município. A cerimônia foi presidida pelo juiz Bernardo Luiz Melo Freire, titular da 4ª Vara de Pedreiras, respondendo plea Comarca de Joselândia, da qual o município é termo judiciário.

UNIÃO E INCLUSÃO

Em pleno exercício das principais propostas do projeto, ou seja, a ampliação do acesso à justiça e a aproximação com a comunidade, na ocasião, o magistrado ainda deslocou-se até a residência de um casal que havia realizado a habilitação para o casamento, mas que ficou impossibilitado de comparecer ao local do evento, devido acidente sofrido pelo noivo recentemente.

CASAMENTO EM JOSELÂNDIA

Já no município de Joselândia, a cerimônia ocorreu no dia 21 de junho e beneficiou 116 casais. Com início às 17 horas, a cerimônia foi presidida pelo pelo juiz Bernardo Luiz Melo Freire, titular da 4ª Vara de Pedreiras, respondendo pela Comarca de Joselândia.