.

Governo dá primeiro passo para implantação do Hospital Regional de Barra do Corda

O Governo do Estado deu o primeiro passo para a implantação do Hospital Regional de Barra do Corda. O vice-governador do Estado, Carlos Brandão; o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, e o prefeito de Barra do Corda, Rigo Teles, assinaram, nesta terça-feira (6), o termo que concede ao Governo o direito de uso do hospital municipal para a instalação do Hospital Regional, de gestão estadual. 

“É uma parceria que vai permitir um grande avanço na saúde da região. Com a nova unidade, vamos avançar não só no combate à Covid-19, mas também ampliaremos a capacidade de realização das cirurgias eletivas. Assim, ganham todos os municípios vizinhos de Barra do Corda. Com essa parceria vamos salvar muitas vidas”, destacou o vice-governador, Carlos Brandão. 

“Estamos juntos aqui para transformar antigas ideias em realidade. O Hospital Regional de Barra do Corda é um sonho antigo da região. Com a instalação da unidade, vamos atender efetivamente a demanda da região, oferecendo serviços públicos de qualidade na área da saúde. Será um hospital com equipamentos modernos, de primeiro mundo, com o padrão de qualidade dos hospitais regionais já implantados pela gestão do governador Flávio Dino”, enfatizou Carlos Lula. 

A proposta do Governo do Estado é realizar uma ampla reforma na unidade, que passará a contar com 60 leitos, sendo 10 de Unidade de Terapia Intensiva. A cessão de uso do imóvel se sustenta na Lei Municipal nº 928, de junho de 2021. 

“Para o município de Barra do Corda é muito importante essa parceria que vai transformar o nosso hospital municipal em regional, para atender não só o nosso município como os demais que fazem parte da região. É um avanço muito importante para a saúde no Maranhão”, disse o prefeito Rigo Teles.  

Hospitais regionais

O pleno funcionamento dos hospitais regionais marca a gestão do governador Flávio Dino e do secretário de Estado da Saúde Carlos Lula, à frente da secretaria. Entre os mais recentes hospitais regionais entregues pelo Governo estão o Hospital Dr. Rubens Junior, em Lago da Pedra; o Hospital Dr. Antônio Hadade, em Viana; o Hospital Regional Francisca Melo, em Santa Luzia do Paruá; e o Hospital Regional Adélia Matos Fonseca, em Itapecuru.

As unidades, criadas para reforçar o enfrentamento à Covid-19, também ampliam a assistência especializada em saúde nas regiões. 

Ao longo da gestão, também foram entregues unidades que têm descentralizado cirurgias e outros atendimentos de alta complexidade como o Hospital Regional de Balsas; o Hospital Regional Dra. Laura Vasconcelos, em Bacabal; além dos hospitais regionais de Chapadinha, Pinheiro, Santa Inês, Imperatriz, entre outros.