Governo cria nova oficina de trabalho para confecção de móvel escolar

O Governo do Estado do Maranhão, por meio da Secretaria de Administração Penitenciária (Seap), implantou, nesta semana, nova oficina de trabalho para promover a ressocialização de internos do sistema prisional do Maranhão.

Esta nova frente de trabalho destina-se à fabricação de 4 mil conjuntos escolares (mesa e cadeira) e reforma de mais de 3 mil outros conjuntos. Esse trabalho está sendo desenvolvido em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), que realizou a solicitação para as escolas de Ensino Médio da rede pública de ensino.

A meta proposta pelo secretário da Seap, Murilo Andrade, é que sejam produzidos inicialmente 1.000 conjuntos por mês e, com o pleno funcionamento da serralheria, chegue a 2.000 móveis escolares. “Os internos estão passando por um novo treinamento para que possam aprender esta nova profissão, que está sendo implementada por meio dos galpões multiuso para realização de ações em educação e profissionalização”, disse.

O trabalho de 25 internos consiste na fabricação e reforma das cadeiras e mesas escolares. Incialmente, a demanda da Seduc é para que os internos fabriquem 4.000 e recuperem mais de 3.000 conjuntos escolares.

“A parceria Seduc e Seap tem produzido resultados importantes para a educação do Maranhão, como a reforma de escolas, Faróis do Saber, confecção de uniformes escolares, mobiliários e pavimentação de ruas próximas às escolas com a mão de obra carcerária, o que oportuniza a esses apenados ressocialização e trabalho. Portanto, ações que promovem dignidade a todos”, destaca o secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão.

Durante o período de capacitação dos custodiados que vão trabalhar na serralheria, já foram reformados e entregues 78 conjuntos para as escolas públicas do Estado.

A mobília escolar fabricada no sistema prisional do Maranhão, pelos internos, atende aos padrões do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). 

As instalações do galpão multiuso que comporta a oficina de serralheria conta com mesas de corte, mesas de dobra, gabaritos, cabine de solda, cabine de pintura, forno de pintura, sala de montagem, mesa de teste e acabamento.

Na linha de produção, os internos estão aprendendo a fazer a base da cadeira e carteira escolar produzida em metalon, que inclui a fase de corte e solda. Em seguida, o sistema de pintura eletrostática e a linha de montagem, com a colocação das peças de plástico, que são o encosto, assento e tampão das mesas, que podem ser de abs ou mdf. E finalizam com o acabamento e o sistema de controle de qualidade.

A parceria da Seap e Seduc vai além da fabricação dos móveis escolares. A Seap produziu 796 móveis em mdf para mobiliar sedes do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA’S).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.