Governo constrói pontes para melhorar mobilidade interurbana

Um dos compromissos do Governo Estadual é com a integração de todos os municípios maranhenses. Buscando tirar cidades do isolamento e proporcionar uma mobilidade interurbana eficaz, o Governo do Maranhão tem construído diversas pontes por todos os quadrantes do território do estado. Recentemente, duas pontes foram entregues à população de Santana do Maranhão e Lajeado Novo. 

As pontes sobre o Riacho Magu e sobre o Rio Flores trouxeram aos moradores segurança e agilidade na mobilidade. Para o Secretário de Estado da Infraestrutura, Clayton Noleto, obras de pontes são importantes, pois auxiliam na integração dos municípios. “O Governo do Maranhão se preocupa com a mobilidade intermunicipal de todo o território maranhense. 
Por isso, essas pontes que foram inauguradas e essas que estão em execução, são obras que geram mais integração entre as cidades e, consequentemente, mais oportunidade social e econômica”, disse o gestor.

Há ainda duas importantes obras em andamento. A ponte sobre o Rio Pericumã e a ponte sobre o Rio Balsas. A ponte sobre o Rio Pericumã, que liga diretamente os municípios de Central e Bequimão, está com 60 % concluída. 

Com uma extensão de 589 metros de comprimento, a obra irá beneficiar cerca de 10 municípios da região. Após a chegada das últimas vigas de estruturas metálicas, que somam 1500 toneladas, as equipes mantém um trabalho de construção de acessos às cabeceiras para a execução dos blocos em terra. Na abertura dos acessos foram construídas duas pequenas pontes feitas de concreto protendido no lado de Central, em substituição às de madeira que não suportavam a carga de equipamentos e materiais da obra, e recuperados cerca de 15 km de estrada.

A ponte sobre o Rio Balsas, localizada na MA-373, servirá como acesso rodoviário ao município de São Félix de Balsas, já que, no momento, esse acesso ao centro da cidade se dá somente por meio de uma balsa. Atualmente as equipes se concentram na concretagem do eixo um que vai servir de suporte para a pista.

Com uma extensão de 195 metros, a ponte além de proporcionar um caminho terrestre ao município, auxiliará no desenvolvimento econômico da região caracterizado pela agricultura.