Governo celebra dois anos da Policlínica Diamante com mais de 990 mil atendimentos
Há cinco meses, a assistente social Andrea Felipe descobriu que o filho adolescente é portador de diabetes tipo 1. Em busca do tratamento adequado, encontrou na Policlínica Diamante o Espaço do Diabético. “Nós fomos muito bem acolhidos aqui. Meu filho já consultou com a endocrinologista e hoje vim buscar pela primeira vez a insulina. Todo o tratamento dele vai ser feito aqui”, destacou a mãe agradecida pelos serviços da Policlínica Diamante, unidade da rede estadual de saúde.
A Policlínica Diamante, uma das primeiras da rede de 12 policlínicas já entregues na gestão do governador Flávio Dino, completou dois anos de funcionamento com 990.067 atendimentos, sendo 776.367 exames e 213.700 consultas.
A manicure Sirlene Oliveira também é paciente da policlínica. Sempre que precisa realizar alguma consulta ou exame, ela sai de São José de Ribamar, onde mora, até a unidade de saúde. “Eu gosto muito daqui. Não é a primeira vez que venho em busca de atendimento e sempre fico muito satisfeita. Já consultei com cardiologista, fiz tomografia e vários outros exames”, afirmou.
Funcionando de domingo a domingo, a policlínica realiza, em média, mil atendimentos por dia, entre exames laboratoriais, de imagens e consultas. A unidade ambulatorial, que tem um horário diferenciado e funciona até às 21h, é referência no tratamento de Hepatites e Diabetes e realiza, inclusive, a dispensação dos medicamentos de alto custo e insulinas para tratamento dessas doenças.
“O paciente realiza a consulta e, em seguida, faz os exames e em torno de cinco a sete dias já recebe o resultado com o diagnóstico. A gente dá suporte também às UPAs e até mesmo a alguns hospitais do interior, quando necessitam encaminhar pacientes para realização de exames”, conta a diretora geral da Policlínica Diamante, Ana Flávia Lustosa.
As especialidades mais procuradas na Policlínica Diamante são: cardiologia, neurologia, reumatologia, clínica médica, urologia, oftalmologia diabética, hepatologia, otorrinolaringologia e gastroenterologia. Já os exames mais demandados são ressonância magnética, tomografia, raio-X, ecodoppler cardiograma, ultrassonografia, ecocardiograma, mamografia bilateral, avaliação urodinâmica e urofluxometria.
Rede de Policlínicas
Em dois anos, as policlínicas da Cidade Operária, Diamante, Vila Luizão e Vinhais contabilizaram 2.150.874 atendimentos. O governo já entregou 12 policlínicas em todo o Maranhão. Na capital são seis: Diamante, Cidade Operária, Cohatrac, Vinhais, Vila Luizão e do Idoso. Os municípios de Imperatriz, Açailândia, Matões do Norte, Barra do Corda, Presidente Dutra e Santa Inês, também contam com policlínicas.
Agendamentos
Para agendar atendimento nas policlínicas, há três canais disponíveis: Disque Saúde (98) 3190-9091; nas unidades dos VIVA/Procon (Beira-Mar e Shoppings da Ilha, Golden e Pátio Norte) e Procon. É preciso ter o RG, cartão do SUS e encaminhamento para consulta ou exame.