Governo capacita colaboradores dos Centros de Atendimento ao Turista

A Secretaria de Estado de Turismo (Setur) realizou, na tarde de quinta-feira (24), o terceiro curso de qualificação profissional para os colaboradores dos Centros de Atendimento ao Turista (CATs). Desta vez, com o tema Polo São Luís. Ao todo, serão oferecidos 11 cursos de atualização.

A ação faz parte de um planejamento estratégico de ações da Setur que, por meio do Programa Mais Qualificação e Turismo, visa o aumento dos padrões de qualidade na recepção ao turista e aumentar a visitação nas cidades de São Luís, Raposa, Paço do Lumiar, São José de Ribamar e Alcântara.

De acordo com o secretário de Estado do Turismo, Catulé Junior, esses cursos são necessários, também, neste momento de retomada das atividades do setor do Turismo. “O Governo Estado, desde o início da sua gestão, tem incentivado o turismo no Maranhão, divulgando os polos turísticos e capacitando os guias de turismo. Neste momento, a qualificação é uma das molas para que o setor volte com tudo após este período de pandemia”, enfatiza o gestor.

O curso de Informações Turísticas, com foco no Polo São Luís, foi ofertado aos guias dos CATs do Aeroporto, Rodoviária, Raposa, Cujupe e Espigão e faz parte do compromisso do Governo do Estado, com os 10 polos, de levar os cursos a todos que lidam com o turismo no estado.

Segundo a coordenadora dos Centros de Atendimentos aos Turistas, Fernanda Guterres, cada vez mais, os turistas têm buscado mais informações nos CATs, que passam constantemente por aperfeiçoamento para atender às demandas que surgem no dia a dia. “Estamos recebendo cada dia mais turistas nos nossos centros e os cursos foram idealizados para promover o processo contínuo de qualificação no atendimento aos visitantes”, afirmou.

As atividades são voltadas às especificidades e padrões culturais de cada polo turístico, visando o aumento da empregabilidade, a melhoria da qualidade de vida, o desenvolvimento sustentável e a autogestão.

Segundo a coordenadora de Turismo dos dois CATs de São José de Ribamar, Shirlei Rabelo, a parceria proporcionou conhecimento, fortalecendo o turismo do estado. “O nosso Turismo precisa continuar se fortalecendo e, de mãos dadas, iremos passar pelo ‘novo normal’ e conseguiremos mostrar as belezas naturais do nosso estado a todos que vem nos visitar”. 

Estiveram presentes também no curso de qualificação em informações turísticas, o secretário adjunto de Esporte e Lazer, Antônio Luís, e o assessor de Esporte e Lazer da Secretaria Municipal de Turismo de São José de Ribamar, Antônio França.

Programa de Reconhecimento

Além dos cursos já ofertados, a Setur lançou o Programa de Reconhecimento dos colaboradores, com o intuito de estimular as boas práticas nos CATs, motivando os colaboradores na busca pela excelência no atendimento ao turista. 

Com base em indicadores operacionais, os nove colaboradores com melhor pontuação receberão taça ouro, prata e bronze de reconhecimento e passeio com hospedagem e alimentação em Barreirinhas, Raposa e São Luís.

Polo São Luís

O Polo São Luís está localizado na região costeira do estado, na área central do litoral maranhense. 

A maioria de seus municípios se localiza na ilha de São Luís, sendo a cidade de São Luís seu principal atrativo. Ainda fazem parte do polo, os municípios de São José de Ribamar, Raposa, Paço do Lumiar e Alcântara. Esta última, a única cidade que se localiza no continente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.