Governo avança com o programa Mais Cirurgias no Leste Maranhense

Pacientes entre 25 e 75 anos serão operados, sábado (14) e domingo (15), no Hospital Regional de Timbiras. Os procedimentos urológicos fazem parte do programa Mais Cirurgias do Governo do Maranhão, sendo executado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES). 

O diretor administrativo do Hospital Regional de Timbiras, Antônio Braúna, explica que, com o avanço do controle da pandemia e a aceleração da vacinação, o programa Mais Cirurgias avança no estado. “Para chegarmos até este importante momento, muito se deve ao que o nosso governo tem feito no combate ao coronavírus e quem ganha com isso sem dúvidas é a população”, disse.  

Entre as especialidades que serão executadas, estão RTU de próstata, postectomia, vasectomia, uretrocistoscopia e uretrotomia. Ao todo, estão programadas 22 cirurgias, sendo 15 no sábado e sete no domingo. 

A enfermeira e supervisora do centro cirúrgico do Hospital Regional de Timbiras, Ana Alice da Nóbrega, afirmou que o Mais Cirurgias amplia o alcance da assistência. “Vamos dar continuidade ao acolhimento de pacientes, muitos deles idosos. Então é um alento e alegria, pois mostra que logo retornaremos ao nosso operacional completo”. 

O programa Mais Cirurgias, lançado em janeiro de 2020, tem o objetivo de ampliar o número de pessoas atendidas com cirurgias eletivas na rede da Secretaria de Estado da Saúde (SES). A estratégia oferece atendimento em: cirurgia geral, ginecologia, urologia, angiologia, cardiologia/adulto, ortopedia, oftalmologia, vascular, neurologia, aparelho digestivo e pediatria. 

Mais Cirurgias em Timon

Na sexta-feira (13), o Mais Cirurgias também foi realizado Hospital Regional Alarico Nunes Pacheco, em Timon. As cirurgias urológicas prosseguem neste sábado (14) na unidade, ampliando o alcance do atendimento à população. Ao todo, doze pacientes oriundos da região serão assistidos nesta ação, nas especialidades de postectomia, RTU de próstata, vasectomia e correção de hidrocele.