Governo anuncia obras do programa Maranhão Quilombola em São Bento-MA
Acompanhando o governador Flávio Dino, o secretário das Cidades e Desenvolvimento Urbano, Márcio Jerry, esteve, nesta sexta-feira (6), em São Bento, na Baixada Maranhense, onde assinou Ordem de Serviço para início da construção de Sistema de Abastecimento de Água (SAA), nos povoados Santo Antônio e Buritizal. As intervenções, que serão executadas pela Secid, por meio do programa Maranhão Quilombola, visam garantir água digna e tratada para as comunidades negras.
O titular da pasta destacou o trabalho da gestão estadual na garantia de benefícios aos maranhenses de todas as regiões. “Não há uma cidade do Maranhão que não tenha a presença do governador Flávio Dino, com obras e ações. É o governo que enxerga os invisíveis que o estado era incapaz de ver. Temos aqui hoje, em Santo Antônio e Buritizal, a implantação do sistema de abastecimento de água. A Secretaria de Igualdade Racial que está percorrendo os quilombos do Maranhão para dialogar e levar ações concretas como nunca antes se fez. Viva o povo negro do Maranhão! Viva as comunidades quilombolas! Viva o governador Flávio Dino e toda a equipe que está transformando nosso estado em melhor para todos nós”, enfatizou secretário da Secid, Márcio Jerry.
Além dos povoados em São Bento, estão na programação de obras da Secid, para serem beneficiados com revitalização e ampliação da rede de abastecimento de água, os municípios de São Vicente Férrer, Viana, Pastos Bons e Codó.
Mais ações
Em São Bento, nesta sexta-feira (6), o secretário Márcio Jerry participou das inaugurações do novo campus da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) e da reforma do Farol da Educação Dom Felipe Conduru Pacheco.
O novo campus da UEMA, localizado na MA-014, sn, no bairro Alegre, vai garantir o ensino superior ao município e adjacentes da região. O complexo de sete prédios vai atender várias outras necessidades da comunidade acadêmica. Com foco no desenvolvimento regional, o campus vai oferecer cursos nas áreas de gestão ambiental, tecnologia de alimentos, fruticultura, computação e de serviços públicos.
O prédio conta com biblioteca com setor administrativo, auditório para 268 pessoas, 10 salas de aula, cinco salas administrativas, quatro laboratórios, alojamento para professores com seis apartamentos e sala administrativa, alojamento para estudantes com dois dormitórios coletivos e laboratório de alimentos com quatro salas de aula. O auditório da instituição homenageia Sálvio Dino – advogado, político e pai do governador Flávio Dino, além de lançamento do curso de Direito e do Programa de Formação em Licenciatura para professores quilombolas.
Jerry destacou o trabalho do governo Flávio Dino no desenvolvimento da educação em todo o estado. “Enquanto no Rio de Janeiro, que é o mais populoso e terceiro maior estado do Brasil, se fecha universidade pública estadual, aqui no Maranhão é criada nova universidade e é ampliada para todas as regiões do estado: a nossa UEMA. Isso é uma comprovação do acervo do governador, Flávio Dino, de estruturar o novo Maranhão. Nós temos hoje um antes e depois de Flávio Dino, na estrada da educação. Razão pela qual esse momento é importante para São Bento e para a Baixada. Um símbolo importante para todo o estado. Viva a UEMA! Viva ao Campus de São Bento!”, disse o secretário da Secid, na solenidade de inaugurações.
No município, o governador, Flávio Dino entregou também seis kits esportivos, fardamentos do programa Jovem Trabalhador – Eixo Jovem Ambiental, e firmou Acordo de Cooperação Técnica para implantação da plataforma Maratoninha Maker, que ensina robótica online e capacitação de professores da rede municipal.