Governo amplia oferta de consultas médicas especializadas e cirurgias no Hospital Infantil Dr. Juvêncio Mattos

O Governo do Estado está ampliando a oferta de consultas médicas especializadas e cirurgias pediátricas no Hospital Infantil Dr. Juvêncio Mattos, unidade que integra a rede da Secretaria de Estado da Saúde (SES). Para isso, o atendimento foi intensificado nesta semana. A proposta é reduzir a espera por atendimentos pediátricos que se formou por conta da pandemia da Covid-19.  

As consultas pediátricas foram realizadas, nesta quinta e sexta-feira (18), com  atendimento em Neurologia e Cardiologia. O atendimento é realizado por meio de agendamento prévio dos pacientes já cadastrados na rede estadual de saúde. 

A diretora administrativa do hospital, Andrea Moraes de Oliveira, explica como está funcionando o atendimento. “Nesta primeira etapa, vamos diminuir a espera por consultas em Cardiologia e Neurologia e, na terça e na quarta, serão realizadas cirurgias pediátricas de média complexidade. Para além deste reforço no atendimento, o ambulatório do hospital continua atendendo aos demais casos clínicos e outras especialidades regularmente”, explicou Andrea. 

As consultas em Neurologia são para casos diversos de diagnósticos de crianças com hiperatividade, epilepsias e, a maioria, crianças que convivem com autismo. “Para os casos que necessitarem de cirurgias já damos o encaminhamento logo na consulta”, disse o neuropediatra Paulo Pereira Fontes Martins. 

A lavradora Gilvana Moreira, de 38 anos, de Centro do Guilherme, foi levar o filho Efraim Santos de Sousa, de 2 anos e 7 meses, à consulta no Hospital Juvêncio. “É a primeira consulta dele com o neuropediatra. Ele tem paralisia cerebral. Nós já fazemos acompanhamento regular em hospital de reabilitação, mas essa consulta é um atendimento mais especializado”, falou. 

Já a manicure Paula Andreia Silva Vieira, de 24 anos, foi com o filho David Emanuel, de 7 anos, que convive com autismo. “Eu estava precisando regularizar o laudo e as medicações”, explicou. 

Procedimentos cirúrgicos

Os atendimentos cirúrgicos nesta etapa da ampliação dos serviços do hospital acontecerão nos dias 22 e 23 de junho. Os pacientes também já foram previamente agendados. Serão realizadas 40 cirurgias de correção de hérnia, postectomia (fimose) e frênulo lingual, além das cirurgias de baixa e média complexidade. 

O Hospital Infantil Dr. Juvêncio Mattos é referência em atendimento materno-infantil e em pediatria, com atendimentos especializados em Pneumologia, Cardiologia, Neurologia, Otorrinolaringologia, Dermatologia, Neurocirurgia, Nefrologia, Gastroenterologia, Endocrinologia, Hematologia, entre outras especialidades.