.

Governadora em exercício realiza visita aos circuitos do Carnaval do Maranhão 2023

A governadora em exercício, Iracema Vale, visitou, na manhã desta quarta-feira (15), os dois circuitos do Carnaval do Maranhão 2023, em São Luís. O momento corresponde ao cumprimento de agenda que conta, ainda, com visitações a outros locais da capital maranhense.

A governadora em exercício foi ao Circuito Litorânea, na área da praia do Olho d’Água, que tem 1,2 km de extensão e cinco trios. E foi ao Circuito Beira-Mar (RFFSA), no Centro Histórico de São Luís, que também conta com cinco trios e tem 1,7 km de extensão.  

Após realizar as visitas, a governadora em exercício falou o que a população pode esperar do Carnaval do Maranhão 2023.

“Um carnaval lindo, alegre e tranquilo. O governo do Estado, o nosso governador Carlos Brandão, o nosso secretário Yuri Arruda, eles estão providenciando, com muito carinho, um carnaval belo, animado; uma estrutura que nunca teve no Maranhão com vários trios elétricos e dois circuitos muito bons”, destacou a governadora em exercício. 

Iracema Vale também falou que a população vai contar com um carnaval bastante seguro e com espaço para atendimentos médicos.  

“As festas serão bastantes seguras, com a Secretaria de Segurança Pública disponibilizando um contingente alto de policiais nos dois circuitos e em outros espaços do carnaval em nossa cidade. Já a Secretaria de Saúde está disponibilizando um serviço com leitos e medicamentos. Então, a gente fica feliz porque o que o governador Brandão quer é ver o povo bem cuidado”, afirmou a governadora em exercício.

O secretário de Estado da Cultura, Yuri Arruda, reforçou que as festividades momescas deste ano são resultado de planejamento e investimento feitos pelo governo do Estado. 

“A cultura é um grande vetor de desenvolvimento econômico, de desenvolvimento social. É uma cadeia produtiva gigantesca que está por trás da cultura e o governador Carlos Brandão, muito sensível a essa causa, investe na cultura do nosso estado e, por isso, estamos fazendo este carnaval grandioso, com muita alegria e muita segurança”, ressaltou Yuri Arruda. 

Segurança

A estrutura de segurança no Carnaval do Maranhão 2023 tem sido planejada para atender a demanda prevista com a participação de todas as forças de segurança. “A determinação do governador é que trabalhemos de maneira coordenada e integrada e, assim, nós fizemos. Vamos fazer o carnaval mais seguro que o Maranhão já teve”, assegurou o secretário de Estado de Segurança Pública, coronel Silvio Leite. 

As ações do Plano de Segurança para o Carnaval contam com inciativas integradas das Secretarias de Estado da Segurança Pública (SSP), da Cultura (Secma) e do Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran/MA). A elaboração do plano teve a participação direta da Câmara de Vereadores de São Luís, Assembleia Legislativa do Maranhão, Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem), dentre outros órgãos e entidades que contribuem com a realização do Carnaval em todo o estado.