Gestão de resíduos sólidos e geração de empregos são temas de agenda nos Lençóis Maranhenses

O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMA), em conjunto com a Secretaria de Estado do Trabalho e Economia Solidária (Setres), realiza nos dias 16 e 17 de fevereiro, em Barreirinhas, a partir das 9h, agenda propositiva para viabilizar políticas públicas para geração de emprego e renda a partir da gestão adequada de resíduos sólidos.

Durante a agenda, assuntos em torno da destinação adequada dos resíduos sólidos, educação ambiental, geração de emprego e renda por meio do programa Pró-Catador serão os destaques para viabilização de ações que poderão ser desenvolvidas na cidade, hoje rota turística do país.

As ações do Governo estimulam a aplicação da Política Nacional de Resíduos Sólidos, promovendo a inserção social e inclusão socioeconômica. Os catadores de resíduos sólidos atuam em atividades de coleta seletiva, triagem, classificação, processamento e comercialização de resíduos reutilizáveis e recicláveis, contribuindo de forma significativa para a cadeia produtiva da reciclagem e preservação do meio ambiente.

O Pró-Catador gerou o documentário ‘Catadores: da invisibilidade ao protagonismo’, mostrando a rotina destes trabalhadores, suas lutas e conquistas. O programa promoveu ainda seminários interestaduais e um evento estadual em 2020, para discutir a situação deste segmento e ações para sua melhor qualidade de trabalho e de vida.