Gestão de compras e fornecedores: veja como organizar essa relação

Uma empresa sempre depende de outras corporações para manter sua operação funcionando. Da mesma forma que é importante garantir clientes satisfeitos, é igualmente essencial manter relações positivas com seus fornecedores, por serem uma peça indispensável para o andamento de qualquer negócio. Seja na compra de recursos ou na contratação de serviços, esse tipo de dependência mantém o mercado girando e gera oportunidades para ambos os lados.

Um dos maiores desafios enfrentados pelos gestores envolve a gestão de compras e fornecedores. É fato que toda empresa deseja reduzir custos sem implicar na eficiência da sua operação e, muitas vezes, a escolha dos fornecedores ou as condições em que são estabelecidos os negócios carregam a maior parte desse peso. Por isso, é comum que a gestão acabe cedendo a contratos nem tão vantajosos para manter a operação funcionando.

Para conseguir superar essas diferenças sem implicar no futuro dos negócios, é importante que tanto a empresa quanto seus fornecedores mantenham uma relação mais humanizada, que busque entender que ambos os envolvidos enfrentam seus próprios desafios e dificuldades. Dessa forma, fica mais fácil estabelecer exigências e condições que sejam compatíveis com o que está sendo negociado, evitando desentendimento e possíveis prejuízos.

Ao mesmo tempo, um gestor precisa entender profundamente como funciona a cadeia de suprimentos da sua empresa. Somente assim será possível estabelecer prazos e demandas realistas, além de explicar para os fornecedores envolvidos como a operação funciona. Quando todas as partes estão bem inteiradas no todo, fica mais fácil demonstrar empatia e ceder em certos pontos, deixando todos satisfeitos com o resultado final.

Muitas vezes, pode ser necessário mudar algumas condições previamente estabelecidas, o que costuma gerar novas negociações e possíveis atritos. Por isso, é importante manter os canais de comunicação sempre abertos, pois nunca se sabe quando será necessário resolver questões relacionadas com urgência. Isso também vale para imprevistos, pois sempre existirá o risco de precisar trocar algum lote, solicitar mais produtos de última hora, etc.

Uma empresa que lida com vários fornecedores precisa ter atenção redobrada, principalmente em relação a pagamentos. Atrasar ou deixar de pagar qualquer fornecedor nunca é bom negócio e pode prejudicar toda a relação construída até ali, então se organizar nesse quesito é crucial. Uma das alternativas é investir em um gateway de pagamento recorrente, que permite às empresas pagarem suas contas e receberem seu dinheiro de forma automática.

Seguindo esse passo a passo básico, torna-se possível nutrir relações de negócios mais saudáveis e duradouras com seus fornecedores, garantindo uma operação organizada e eficiente.