O Maranhense|Noticias de São Luís e do Maranhão

"
Esporte

Futebol brasileiro aposta em formato de vídeos curtos para engajar audiência

Se dentro de um campo de futebol profissional a mais recente inovação foi a chegada do VAR, em 2016, fora das quatro linhas a maneira como se consome o esporte mais popular do Brasil tem mudado radicalmente nos últimos anos, principalmente durante a pandemia. Os aplicativos de vídeos curtos vêm se destacando com a publicação de conteúdos futebolísticos exclusivos e interativos produzidos por perfis que encontram um jeito leve e divertido de contar histórias. São vídeos com pontos de vista, ângulos e filtros diferentes que conquistam cada vez mais torcedores.

O Kwai, app de criação e compartilhamento de vídeos curtos, que recentemente anunciou patrocínio a todas as Seleções nacionais de futebol feminina e masculina até 2023, também é patrocinador do Brasileirão Assaí até o final de 2022. A parceria com o principal torneio de futebol do país tem como objetivo oferecer aos fãs ainda mais emoção e interação dentro do app.

Com mais de 50 milhões de visualizações, o perfil do Brasileirão Assaí se destaca no Kwai com conteúdos exclusivos. Tem de tudo: mesa redonda com convidados especiais; Squad do Campeonato Brasileiro, em parceria com criadores da NWB, com acesso exclusivo a partidas como visto no jogo Santos x Palmeiras; torcedores escalando o time de coração de todos os tempos; descrição do itinerário completo para ir a um jogo do Flamengo no Maracanã; quizzes com a torcida nos estádios sobre o Brasileirão Assaí, como quem foi o maior artilheiro e qual o time que fez a melhor campanha da história dos pontos corridos, entre outros conteúdos criativos que informam e, ao mesmo tempo, entretêm os seguidores do app. 

O Kwai também promove Meet & Greet entre torcedores e seus ídolos, que neste momento de pandemia estão sendo realizados virtualmente. Torcedores do Palmeiras, Santos, Sport, Red Bull Bragantino, entre outros já estiveram frente a frente com seus ídolos. 

“Todas as torcidas têm uma conexão enorme com a marca Brasileirão. Em parceria com o Kwai, estamos criando experiências exclusivas, aproximando fãs do universo do futebol brasileiro e criando o hábito de consumo de conteúdo premium dentro da plataforma”, destaca o diretor de Marketing da CBF, Gilberto Ratto.

Mesmo com o fim do Brasileirão Assaí, no dia 9 de dezembro, os apaixonados por futebol poderão matar a saudade e conferir as movimentações e pré temporadas por meio dos perfis de influentes jornalistas e comentaristas do mundo da bola, como Victor Canedo, Felipe Rolim, Tomer Savoia, João Palomino, Vitor Sérgio Rodrigues, entre outros.

Além disso, o Kwai irá transmitir o Prêmio Brasileirão Assaí 2021 ao vivo na plataforma com conteúdos exclusivos: no pré-evento, haverá a cobertura de Victor Canedo e Felipe Rolim acompanhando a chegada dos jogadores e entrevistando os atletas. E por fim, a cobertura pós evento com os premiados sendo entrevistados.

A live ocorrerá no app de vídeos curtos no dia 10 de dezembro às 19h, com uma duração estimada de 3 horas e poderá ser acompanhada pelo perfil do Brasileirão Assaí no Kwai. 

Novo olhar esportivo

Neste ano, o Kwai apresentou várias iniciativas de esportes, em especial no futebol. Foi a primeira rede social a patrocinar a Copa América, com uma página exclusiva no app chamada “Kwai em Campo”, que reuniu filtros, desafios, placar de jogos, lembretes de lives sobre futebol e os melhores vídeos publicados na plataforma sobre o assunto. A seleção brasileira de futebol também realizou uma ação dentro do app chamada #FalaSeleção, por meio da qual os usuários mandavam perguntas para os jogadores responderem. A plataforma também estabeleceu parcerias com grandes times de imensas torcidas, como Flamengo, Corinthians e Santos.

O Kwai desenvolveu ainda o Programa de Criadores de Esportes, que contou com Fred, do Desimpedidos, como embaixador. O programa terá duração de 12 meses e quer encorajar criadores de conteúdo original voltado a esportes de todas as modalidades a desenvolverem o tema em vídeos curtos e crescerem na plataforma. Em 2022, a companhia investirá US$ 10 milhões para apoiar criadores da América Latina com um programa de monetização, workshops e um time dedicado a guiá-los no processo para se tornarem criadores profissionais.

“Queremos ser uma experiência complementar para o fã do esporte, oferecendo aos usuários conteúdos exclusivos e proporcionando o engajamento da comunidade em ações especiais”, comenta Henrique Marques, Head de Esportes do Kwai no Brasil. “Além disso, em 2022 teremos Copa do Mundo e será a primeira vez que uma empresa terá acesso à construção de conteúdo exclusivo na plataforma com a seleção brasileira”, revela.

Sobre o Kwai

Um dos aplicativos gratuitos mais populares do Brasil, o Kwai permite que o público crie seu próprio conteúdo e compartilhe vídeos online de forma fácil, inclusiva e acessível, em um universo interativo que possibilita a conexão de pessoas. Com a missão de tornar a vida das pessoas mais felizes, o Kwai acredita que todos os pequenos momentos da vida merecem ser compartilhados. O app está disponível nos sistemas iOS e Android, na App Store e no Google Play. Saiba mais em: kwai.com.