Funac realiza atividade na Praça de Timon sobre Janeiro Branco

O Centro Socioeducativo de Semiliberdade de Timon, Unidade da Fundação da Criança e do Adolescente (Funac), realizou nesta quinta-feira (14), na Praça São José, em Timon, uma atividade diferenciada de integração entre servidores e adolescentes para falar sobre a importância dos cuidados com a saúde mental. Com o tema, “Janeiro Branco – Cuidando da saúde mental do socioeducando”, a atividade foi conduzida pela psicóloga, Dannyara Aguiar.

Na oportunidade foram realizadas roda de conversa e pinturas de máscaras para discutir a importância de trabalhar os sentimentos para manter uma boa saúde mental. Em seguida, a copa de futsal promoveu uma maior integração entre servidores e adolescentes.

A presidente da Funac, Sorimar Sabóia, destaca a importância da atividade e que a temática consta na rotina sociopedagógica de todos os Centros.

“O evento sobre o Janeiro Branco é uma atividade que desenvolvemos em todas as Unidades e entra na rotina socioepedagógica dos adolescentes com o objetivo de trazer informações de como cultivar e tratar nossa saúde mental, o que nos faz bem. E isso é importante para que os adolescentes conheçam suas emoções e possam ter um boa convivência no Centro Socioeducativo, familiar e comunitária”, afirma Sorimar.

De acordo com a psicóloga, Dannyara Aguiar, o mês de janeiro é um mês de prevenção e de cuidado com a saúde mental. Ela ressalta como aconteceu a atividade externa com os adolescentes.

“Nós realizamos junto com os socioeducandos uma vivência na praça, com direito a uma roda de conversa onde foi utilizado a caixa das emoções para falar sobre os pensamentos e como as emoções influenciam na saúde mental”, comenta.

Dannyara explica ainda porque a praça foi o local escolhido para a atividade.

“A praça é um lugar de vínculos, de significados, ali também demonstra a qualidade de vida e o bem-estar das pessoas. Essa atividade foi pensada um pouco também com o intuito de tirar eles de dentro da Unidade (local em que cumprem medidas socioeducativas de segunda a sexta).  Falar de saúde mental é falar de vida e nós da socioeducação procuramos ressignificar a vida dos nossos socioeducandos”, complementa.

Participar da atividade trouxe muito aprendizado e diversão, é o que relata o adolescente. “Aprendi que no Janeiro Branco devemos cuidar do nosso corpo e mente. Expressar os nossos sentimentos e emoções para que não acarrete nenhuma doença, o esporte também é um aliado para a saúde mental,” declara um adolescente.