Funac promove palestra sobre importância da atividade física no combate à depressão

Adolescentes do Centro Socioeducativo de Internação Sítio Nova Vida, Unidade da Fundação da Criança e do Adolescente (Funac) participaram de uma palestra sobre a importância da atividade física no combate à depressão. O evento faz parte das ações da Campanha Setembro Amarelo realizada no Centro.

De acordo com o profissional de Educação Física, Thaylan Sousa, que ministrou a palestra, a depressão tem acometido muitas pessoas pelo mundo, e o combate à doença se torna uma questão multidisciplinar. “A atividade física é uma importante aliada para o tratamento da depressão, tendo em vista que o movimento proporciona a liberação de neurotransmissores que vão proporcionar ao indivíduo a sensação de bem estar, prazer, realização e satisfação, que ajuda a prevenir e combater a doença”, afirmou.

“Para os indivíduos que já estão acometidos pela doença, os tratamentos convencionais, a psicoterapia, quando aliados à prática regular de atividade física, têm resultados mais positivos”, complementou o palestrante.

Um dos socioeducandos falou da importância da temática principalmente para ele que se encontra privado de liberdade. “Alguns adolescentes não conheciam a temática e os benefícios da atividade física para prevenir e combater a doença. No Centro Socioeducativo tivemos a oportunidade de aprender mais sobre o assunto”, declarou.

“Aprendi que temos que ficar atentos aos alertas e ser gentil com o próximo, pois ninguém sabe se a pessoa está passando por um momento difícil. Buscar ajuda pode salvar vidas”, comenta outro adolescente.

Para a diretora do Centro, Raimunda Oliveira, a Campanha Setembro Amarelo, que é voltada à prevenção ao suicídio, traz uma forte reflexão que toda vida importa e a primeira medida preventiva é a educação. 

“As ações foram realizadas durante todo o mês por vários profissionais que fizeram uma reflexão sobre a importância da escuta para que os adolescentes possam saber um pouco da temática, das principais causas e das medidas preventivas”, explicou.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.