Fórum de São Luís terá simulação de evacuação no dia 21 de fevereiro
A Diretoria de Segurança Institucional e Gabinete Militar do Tribunal de Justiça do Maranhão (DSIGM/TJMA) realiza, no dia 21 de fevereiro (sexta-feira), simulação de evacuação do Fórum Desembargador Sarney Costa (Calhau). A simulação encerrará o treinamento de formação dos brigadistas do Fórum de São Luís, que terá início no dia 10 de fevereiro.
Serão formadas oito turmas compostas por servidores e servidoras de diferentes unidades judiciais e administrativas, além dos militares que atuam no órgão, de acordo com cada pavimento do prédio. Neste sábado (8/2), haverá o treinamento específico para os militares que atuam no órgão.
A formação de Brigada de Emergência faz parte de uma meta da DSIGM, relacionada ao Plano de Logística Sustentável do TJMA, fundamentada na Resolução nº 435/2021, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que consolida a Política e o Sistema Nacional de Segurança do Poder Judiciário. É uma parceria com o Corpo de Bombeiros e Polícia Militar do Maranhão.
A medida considera que o Fórum da Capital é a maior edificação do TJMA; que o público fixo do local suporta o máximo de 3330 pessoas, que edificações com essas especificações são consideradas de alta complexidade e que há necessidade da formação de brigada de emergência para o órgão. O curso é de formação teórica e prática de primeiros socorros, prevenção e combate a incêndio, incluindo a evacuação de prédio.
O curso de Formação de Brigada começa na próxima segunda-feira (10/2) e vai até o dia 20 de fevereiro, com atividades ministradas por membros do Corpo de Bombeiro Militar do Maranhão (CBM/MA). Cada uma das oito turmas será composta por 25 servidores e servidoras do Fórum. Todas as turmas deverão participar do simulado de evacuação do prédio, no dia 21 de fevereiro, a partir das 8h.
A diretora do Fórum de São Luís, juíza Andréa Furtado Perlmutter Lago, encaminhou ofício a todos os juízes titulares das unidades judiciárias e aos chefes de setores, solicitando que indicassem servidores e servidoras para participarem do Curso de Formação de Brigada. O curso será realizado no Salão Orvile (antigo salão do júri, no 1º andar), no Fórum.
A major do Corpo de Bombeiros, Jhéssyka Fernandes Felício, supervisora de Segurança Contra Incêndio da DSIGM, disse que o Plano de Logística Sustentabilidade prevê que o Fórum de São Luís tenha brigadistas servidores e servidoras, que estão diariamente no local. O órgão terá uma equipe de brigadista para cada pavimento do prédio. Ao final do treinamento serão afixados adesivos em cada unidade certificada e entregues botons para os brigadistas formados usarem.