Formando e Cozinhando: aluno destaque da 1° turma terá experiência em restaurante de São Paulo

Neste domingo (1°), o aluno destaque da 1° turma do curso Formando e Cozinhando, Patrick Sales, viajou até São Paulo, para ter uma experiência de um mês no restaurante Arturito, da chef Paola Carosella.

Patrick foi um dos 25 alunos da primeira turma do Formando e Cozinhando, projeto do Governo do Maranhão, realizado através da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social (Sedes). As aulas ocorreram no Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA) Gastronomia de São Luís, tendo início em setembro de 2021, com duração de três meses.

O secretário de Estado do Desenvolvimento Social, Paulo Casé Fernandes, frisou a importância do projeto. “Essa iniciativa promovida pelo Governo do Estado tem ajudado inúmeras pessoas a adquirirem experiência na área da gastronomia. Os alunos são pessoas que possuem experiência profissional prévia de até 2 anos, e o Formando e Cozinhando os auxilia muito a adquirirem conhecimento e qualificação na área. O Patrick é a prova de que podemos juntos gerar o melhor para o povo. Essa é mais uma medida da Sedes que visa o melhor da população e seu desenvolvimento socioprodutivo”, afirmou. 

Na oportunidade, o aluno destaque ressaltou sua gratidão à experiência. “Tive essa oportunidade no Formando e Cozinhando de poder adquirir melhor qualificação. Sou muito grato ao curso, aos chefes e ao Governo, que me proporcionam tudo isso. Agora fui premiado com 1 mês de experiência no restaurante da chef Paola Carosella, Arturito, em São Paulo. Só tenho a agradecer por tudo”, afirmou Patrick Sales. 

Sobre o projeto

O Formando e Cozinhando é focado na qualificação profissional na área da gastronomia. São selecionados 25 alunos por edição, com idades a partir de 21 anos, oriundos de escolas públicas, com ou sem curso técnico, com experiência prévia de, no mínimo, 2 anos. Em 2022, serão abertas mais duas edições, uma no IEMA Gastronomia e outra na Cozinha Comunitária do Bairro Bequimão, ambas em São Luís.

A coordenação no projeto foi realizada por Ana Gabriela Borges, secretária adjunta de Elaboração de Projetos e Atração de Investimentos da Sedes, que pontuou sobre a importância da iniciativa. “O projeto visa qualificar as habilidades e complementar a renda de profissionais da área da gastronomia. Muitos deles não possuem emprego nem renda fixa, são autônomos e essa experiência proporciona melhor preparação na área. Além das aulas, há ainda uma bolsa de R$500,00 para incentivar os alunos. Esse programa fortalece a gastronomia no Estado e gera inúmeras oportunidades para o mercado, que se encontra cada vez mais exigente”, ressaltou.

Durante o curso, os educandos são contemplados com uma bolsa de R$500,00 e, ao final, com um certificado digital de qualificação profissional na área da gastronomia.

Os contemplados são qualificados com 56h de aulas teóricas e 93h de aulas práticas, ministradas por 24 chefs de cozinha.

Entre os chefs, esteve presente a Paola Carosella, empresária, escritora e ex-jurada do MasterChef Brasil. Profissional de renome internacional que ministrou a aula inaugural da 1ª edição do Formando e Cozinhando. Além disso, dispôs de 1 vaga em seu restaurante Arturito, em São Paulo, para o aluno destaque da edição.

Demais informações constam no site do projeto: [url=https://formandoecozinhando.ma.gov.br/]https://formandoecozinhando.ma.gov.br/[/url]