Governo realizou Dia T do Trabalhador em celebração à luta dos trabalhadores maranhenses

Para marcar a luta diária do trabalhador e o Dia Internacional do Trabalho, comemorado no último domingo (1º de maio), o Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado do Trabalho e da Economia Solidária (Setres), realizou a ação social “Dia T do Trabalhador – Promovendo Cidadania e Garantia de Direitos”, com a promoção da Feira da Economia Solidária e Agricultura Familiar e disponibilização de serviços como cadastro de emprego, habilitação no Seguro Desemprego, oferta de vagas de emprego, adesão à Carteira de Trabalho Digital (CTPS) e a entrega do cartão do Programa Pró-Catador aos trabalhadores catadores da Região Metropolitana de São Luís.

A programação especial teve início às 8h, no Centro de Iniciação ao Trabalho – (CIT), na Avenida Quarto Centenário, Bairro Fé em Deus. Contou com a presença de representantes de setores colaboradores e parceiros da Setres, como a Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz), com a Van da Cidadania do Programa de Execução Fiscal. 

O Sistema Nacional de Emprego (SINE) Itinerante ofereceu serviços de cadastro, Seguro Desemprego e a adesão à Carteira de Trabalho Digital. O Instituto de Proteção e Defesa do Cidadão e Consumidor do Maranhão (Procon/MA) e o serviço Shopping da Criança promoveram agendamento de atendimentos. 

A secretária de Estado do Trabalho e da Economia Solidária, Lilia Raquel, ressaltou que a realização do evento visou oferecer ações integradas aos trabalhadores e trabalhadoras maranhenses como forma de celebrar a luta diária pelos direitos trabalhistas. 

“A nossa ação teve como temática a promoção da cidadania e garantias de direitos, porque é isso que os trabalhadores precisam ter cidadania exercida de fato e de direito e ter seus direitos garantidos. Também reafirmo que não vamos parar enquanto não colocarmos o nosso estado no primeiro patamar de empregabilidade do país, é o compromisso do governador Carlos Brandão com todos os trabalhadores e trabalhadoras do Maranhão”, destacou a gestora. 

Representando o governador Carlos Brandão, o chefe da Casa Civil, Sebastião Madeira, reforçou iniciativas do Governo Estado como a da Setres. “Vamos prosseguir com todas os esforços para avançar e fortalecer com ações que gerem trabalho, emprego e renda para a nossa população, em especial, para pessoas em situação de vulnerabilidade social”, destacou. 

Victor Ferreira, morador da comunidade, contou que ficou sabendo da ação por meio de um amigo e aproveitou para fazer a atualização do cadastro no SINE. “Atualmente, estou fazendo um curso de capacitação em informática e, após concluir as disciplinas, espero encontrar logo uma oportunidade de trabalho na minha área”, afirmou o jovem. 

Cartão do Programa Pró-Catador

Durante a programação houve um momento reservado para fazer a entrega do cartão do Programa Pró-Catador aos trabalhadores catadores da Região Metropolitana de São Luís. 

A catadora Rosilene Silva Ferreira, da cooperativa Copresl, falou da oportunidade de comemorar mais uma conquista para a categoria dos catadores profissionais ao receber o cartão. “Além de nos facilitar o acesso a locais de eventos para que se possa fazer a coleta dos materiais que a gente precisa, também garante nossa entrada nos restaurantes populares do Governo, o que nos deixou muito feliz”, observou. 

O evento da Setres foi considerado um sucesso pela organização, com centenas de atendimentos prestados à população de São Luís. Sendo mais uma importante iniciativa do Governo do Estado na promoção de oportunidades de trabalho, emprego e renda para todos os maranhenses.