Força tarefa apreende agrotóxicos falsificados em Balsas
Uma força tarefa, que uniu as polícias Civil e Rodoviária Federal e a Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (AGED/MA), apreendeu quase dois mil litros de agrotóxicos falsificados, na sexta-feira (5). A carga, que veio da cidade de Uberaba/MG para o sul do Estado, foi apreendida em uma fazenda no município de Balsas. O valor da carga foi avaliado em, aproximadamente, R$ 560 mil. Foram encontrados 99 galões de 20 litros/cada.
Os fiscais da Unidade Regional da AGED/MA em Balsas foram acionados para realizar a interdição da carga. Os produtos apreendidos foram encaminhados para armazenamento em um galpão de uma empresa credenciada junto à AGED/MA, que ficou como fiel depositária até sair os laudos dos testes nos produtos. Após esse procedimento, os agrotóxicos serão incinerados.
De acordo com o proprietário da fazenda, ele havia sido enganado na compra do produto, pois o preço foi similar ao praticado no mercado com produtos originais. Quanto a isso, o gestor da UR da AGED/MA de Balsas, Eugênio Pires, explicou que os produtores devem ficar atentos e somente adquirir agrotóxicos e demais produtos em revendas registradas junto à AGED. “Para evitar futuros prejuízos, tanto econômicos como ambientais, é preciso adquirir produtos em casas agropecuárias com registro na AGED”, alertou.
O gestor da AGED ressaltou que as parcerias institucionais são de fundamental importância, como mostrada na operação. “Graças às parcerias, evitamos ainda que outras três transações fossem efetivadas, resguardando aproximadamente 19.800 hectares de produção agrícola”, afirmou o gestor Eugênio Pires.