Flávio Dino entrega UEMA e Farol da Educação em São Bento

O governador Flávio Dino inaugurou obras na educação no município de São Bento, nesta sexta-feira (6). A agenda reforça o trabalho da gestão estadual em parceria com as prefeituras e na garantia de benefícios aos maranhenses de todas as regiões. Foram inaugurados o campus da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), uma biblioteca Farol do Saber, além da entrega de cestas de alimentos, fardamentos, dentre outros benefícios para a população do município.

Com um complexo de sete prédios, o campus da UEMA está localizado na MA-014, s/n, no bairro Alegre, e vai garantir o ensino superior ao município e cidades adjacentes da região. A unidade tem foco no desenvolvimento regional e vai oferecer cursos nas áreas de gestão ambiental, tecnologia de alimentos, fruticultura, computação e de serviços públicos.

A estrutura possui biblioteca com setor administrativo, auditório para 268 pessoas, 10 salas de aula, cinco salas administrativas, quatro laboratórios, alojamento para professores com seis apartamentos e sala administrativa, alojamento para estudantes com dois dormitórios coletivos e laboratório de alimentos com quatro salas de aula. O auditório da instituição homenageia Sálvio Dino – advogado, político e pai do governador Flávio Dino; além de lançamento do curso de Direito e do Programa de Formação em Licenciatura para professores quilombolas.

Durante a entrega, o governador Flávio Dino pontuou que o investimento na estrutura física da UEMA vai significar oportunidades para milhares de jovens de São Bento e municípios vizinhos. “Um conjunto de obras que marcam a parceria com a gestão municipal. Investimos em todas as políticas públicas e tivemos um olhar especial esse ano para a educação, além de programas para a juventude e na área do meio ambiente. A síntese do que buscamos é a igualdade de oportunidades que, mediante a aproximação entre políticas públicas e população, as pessoas tenham chance de realizar seus sonhos” frisou. Na ocasião, o governador anunciou a recuperação de vias na cidade e a implantação de uma unidade da Policlínica, com obras iniciando em setembro.

“O governador Flávio Dino contempla a cidade de São Bento com uma escola em tempo integral totalmente reformada, um Farol da Educação e essa expansão magnifica da UEMA, com anúncio de novos cursos superiores. Tivemos a notícia que quase 80% dos estudantes que ingressaram na UEMA são da escola pública. São notícias maravilhosas para São Bento, toda a região e para o Maranhão”, destacou o titular da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), Felipe Camarão.

O reitor da UEMA, Gustavo Costa, ressaltou a importância do curso de Direito para o município e região da Baixada Maranhense. “Era uma demanda antiga do município e cidades vizinhas. Para estudantes que queiram seus estudos. Esses cursos disponibilizados pela UEMA servirão a todas as pessoas e sobretudo jovens, que querem dar continuidade a seus estudos. Com esse campus, materializamos os investimentos do Governo do Estado na UEMA e, com isso, criamos oportunidades para os jovens que querem chegar ao ensino superior”, pontuou Gustavo Costa.

O reitor anunciou que, para o próximo ano, o campus terá ainda os cursos de Letras, Pedagogia, Gastronomia, Física, Ciência Sociais, tanto na modalidade presencial, quanto à distância e, ainda, o programa de Formação de Docentes para as Comunidades Quilombolas que terá turma especial em São Bento. Os cursos representam a abertura de aproximadamente 480 novas vagas no ensino superior estadual.

O prefeito de São Bento, Dino Penha, reforçou “o sonho de muitos anos, da população, realizado para o município e toda a região, que nunca foi olhada, mas o governador Flávio Dino teve a sensibilidade de concretizar esse sonho para nós”.

A estudante Isabelly Silva foi selecionada como agente jovem ambiental e comemorou o curso de Direito na UEMA. “O campus com os novos cursos e principalmente Direito, será muito importante e bem concorrido. Tanto para os jovens da nossa cidade, quanto para quem vier de outros municípios e tiver o interesse de se profissionalizar aqui”, frisou a jovem. 

O governador inaugurou ainda em São Bento, o Farol da Educação Dom Felipe Conduru Pacheco. No momento, Flávio Dino recebeu das mãos de Dilcineia Dutra uma das artes produzidas pelo filho, Josias Katriel, de 14 anos. O jovem, que morreu afogado em 2014, foi vencedor do Prêmio de Artes para Livros de São Bento. Uma de suas artes publicadas foi pintada na entrada do Farol do Saber.

A agenda contou ainda com entrega de seis kits esportivos e fardamentos do programa Jovem Trabalhador – Eixo Jovem Ambiental; assinou ordem de serviço para construção de dois poços do programa Maranhão Quilombola nos povoados Santo Antônio e Buritizal; e firmou Acordo de Cooperação Técnica para implantação da plataforma Maratoninha Maker, que ensina robótica online e capacitação de professores da rede municipal. 

Presentes ao evento, a primeira-dama Maria Benedita; a diretora do Campus UEMA de São Bento, Adélia Waquim; os senadores Weverton Rocha e Eliziane Gama; os secretário de Estado Marcelo Tavares (Casa Civil), Clayton Noleto (Infraestrutura), Davi Telles (Ciência e Tecnologia), Gerson Pinheiro (Igualdade Racial), Márcio Jerry (Cidades e Desenvolvimento Urbano), Rogério Cafeteira (Esporte e Lazer), Tatiana Pereira (Juventude) e Diego Rolim (Meio Ambiente e Recursos Naturais); o vice-reitor da UEMA, Walter Canalles Santana; o deputado estadual Duarte Junior; estudantes, professores, gestores da instituição; e autoridades políticas locais.