MunicípiosSão João 2023

Fim de semana foi de muita festança na Beira Rio, em Imperatriz, com o Maior São João do Mundo

O fim de semana foi de muito festejo em Imperatriz, na Região Tocantina, com a programação do Maior São João do Mundo, promovido pelo Governo do Maranhão. Durante três dias a Concha Acústica da Avenida Beira Rio virou um grande arraial, onde passaram atrações tradicionais do São João do Maranhão, além de shows que atraíram uma multidão. Além de valorizar a cultura popular e garantir lazer gratuito para a população, a festança também garantiu renda extra para muita gente.

A programação teve início na sexta-feira (30 de junho) e seguiu até o domingo (2 de julho). Durante as três noites de celebração grupos folclóricos, quadrilhas juninas e artistas locais se revezaram no palco para celebrar os santos juninos.

O secretário de Estado da Cultura, Yuri Almeida, informou que a programação realizada em Imperatriz e outras cidades maranhenses faz parte da política do Governo do Estado de descentralizar os polos culturais do estado.

“O Governo do Maranhão não poderia jamais deixar de levar a programação do Maior São João do Mundo e a nossa cultura para a região Tocantina. E junto com isso levamos muita alegria e muita diversão em um ambiente muito seguro para receber toda a família. E, claro, também estamos garantindo a geração de emprego, renda e valorizando a cultura local imperatrizense”, declarou.

Aprovação popular

A população aprovou o espetáculo e aproveitou a festança para se divertir. “Valeu à pena acompanhar cada dia de apresentação. A programação foi muito valiosa. O povo de Imperatriz merece comemorar o São João com um grande evento como este”, disse a aposentada Maria da Guia, 65 anos.

A assessora técnica Juliana Nunes disse que a programação superou as expectativas. “O arraial aqui na concha está super organizado. Está tudo maravilhoso, excelente. Este é um evento muito importante para a nossa cidade a nossa cultura”, comentou.

O professor Davison do Nascimento destacou a diversidade do arraial montado na Concha Acústica da Avenida Beira Rio. “Essa festa agregou muita gente feliz e com uma energia muito boa, com muitos pratos típicos, muitas apresentações musicais. A gente está vendo o povo aqui muito alegre”, afirmou.

Cultura valorizada

Para os grupos tradicionais juninos a festança em Imperatriz representa a valorização da cultura local. “Para mim e para todo o nosso grupo é uma honra poder participar desse arraial e mostrar nosso trabalho. Para a gente, o São João começa bem antes com todos os ensaios que são necessários para fazer bonito durante festa”, disse Marcos Reis, marcador da Quadrilha Junina Buriti.

Ellen Silva, noiva da quadrilha junina Os Forasteiros, comentou que fica feliz em poder se apresentar, apesar do cansaço da as apresentações ao longo de toda a temporada. “Este é um período de muito sacrifício, muito sono perdido, mas vale à pena. Quando recebemos o carinho e o reconhecimento da população, a gente ganha ânimo para mais uma noite e assim seguimos até o fim do São João”, afirmou.

Emprego e renda

O Maior São João do Mundo também é a oportunidade para muita gente divulgar seu trabalho e fazer um dinheiro extra, segundo Daniella Guerra, artesã e membro da Associação Imperatrizense dos Artesões.

“Estamos aqui no arraial à convite do governo. Não só a gente, mas vários comerciantes da nossa cidade, que estão podendo participar dessa festa, divulgando seu trabalho e vendendo seus produtos. Este é um incentivo muito importante para os pequenos empreendedores e uma oportunidade de faturar um pouco mais”, analisou.

O Maior São João do Mundo

Intitulado “O Maior São João do Mundo”, o São João do Maranhão 2023 terá 65 dias de muita festança na capital e demais municípios do estado. A programação segue ao longo do mês de julho e pode ser conferida no aplicativo “São João do Maranhão”, que está disponível para download para aparelhos Android e IOS.

Com investimento orçado em R$ 44 milhões, a estimativa do Governo do Estado é que a festa este ano gere impacto econômico de cerca de R$ 180 milhões.