Festival de tintas Potiguar: Oportunidade para pintar e renovar com economia

As emoções humanas sofrem influências de diversos fatores, entre os quais as cores dos ambientes em que moramos e frequentamos. E nada melhor que informação para saber tirar o melhor proveito do uso das cores certas para cada ambiente. As cores quentes por exemplo, são ótimas para estimular o alto astral e a produtividade. O Amarelo por exemplo, traz a sensação de calor e tem o poder de animar, estimular e iluminar, e está associada ao otimismo e ao poder. Assim, especialistas recomendam o uso do amarelo em um ambiente como a cozinha, pois estimula o apetite, ou locais de trabalho como escritório ou lojas, e locais que precisem de estímulo em geral. No entanto é uma cor que se deve tomar cuidado porque pode incomodar os olhos se usada em excesso. Outra cor quente é o Laranja, que representa energia e vitalidade; sendo indicada para elevar o ânimo e reduzir a depressão, pois age como um estimulante físico e mental, sendo uma ótima opção para locais de trabalho e estudo.

Já o Vermelho está relacionado à confiança, força de vontade e agilidade. Mas é uma cor que deve ser aplicada com cautela, melhor se for um detalhe do que um ambiente inteiro. Entre as cores frias destacam-se o Azul e o Violeta. O Azul causa a impressão de profundidade no ambiente; e promove sensações como calma e serenidade. E também dá a sensação de tranquilidade e repouso, se tornando assim ideal para ser usada nos quartos ou locais onde se deseja relaxamento. Já o Violeta serve para estimular o lado espiritual, promovendo lucidez e equilíbrio. Pode ser usada em locais de meditação ou oração, salas de aulas ou até mesmo nos quartos, onde é necessário um relaxamento maior.

E o Verde, que é considerado o ponto de equilíbrio entre as cores quentes e frias; representa a saúde, juventude, segurança, tranquilidade e suavidade. O verde é uma cor muito utilizada em ambientes diversos, pois é de fácil combinação, além de trazer sensações confortáveis e agradáveis. Essas são apenas algumas dicas do poder das cores, e por isso escolher a cor da parede de um ambiente é fundamental para compor a atmosfera da casa ou do local de trabalho. E vale lembrar que a pintura é sempre uma forma mais acessível de renovar a decoração sem gastar muito. Com a simples mudança de um tom da parede, o ambiente como um todo já fica totalmente renovado. Por isso, o ideal é sempre que possível, contar com a ajuda de um arquiteto ou designer especializado, para orientar nas melhores escolhas de cores.

E como essa época do ano é a favorita pelas pessoas para renovar o lar para as festas de fim de ano, o Grupo Potiguar está promovendo o Festival de Tintas, campana que acontece em todas as lojas de São luís e Imperatriz até o próximo dia 25 de Novembro. São inúmeras marcas, tipos de tintas e preços especiais para dar aquela renovada nos ambientes.

Toda a equipe do setor de tintas das lojas Potiguar pode orientar os clientes e explicar questões técnicas como a diferença entre tinta acrílica ou tinta esmalte; e quais as tintas mais indicadas para áreas externas ou internas.   

Para ambientes internos, as mais recomendáveis são: PVA ou Látex, pois apresentam pouco odor, sendo encontradas em acabamento fosco. Possuem baixa resistência ao sol e a lavagens (deve ser usado apenas pano úmido). Por essa razão, são muito usadas em tetos e em locais que sujam com menos facilidade; as Superlaváveis, que possuemacabamento acetinado e podem ser facilmente lavadas, ideais para ambientes com alto fluxo de pessoas, como comércios, escritórios e áreas infantis; e as do tipo Inodoras, cujo odor desaparece em até três horas, e são encontradas nas versões acetinada e fosca.

Já para Ambientes Externos, é importante levar em consideração a resistência que a tinta oferece. Afinal, as paredes desse local terão constante contato com variações do tempo, e expostas ao sol e à chuva. Nesse caso, o ideal é optar por tintas acrílicas. Elas podem ter acabamento fosco, de semibrilho ou brilhante. Quanto maior o brilho da tinta, maior é a chance de uma superfície ser lavável. Para reduzir a aparência de imperfeições, são indicadas as do tipo fosco.

E mais, as tintas para Ambientes Úmidos como banheiros, cozinhas e piscinas devem ser do tipo Acrílica ou Epóxi. A primeira tem fácil aplicação e elevado grau de impermeabilização. A segunda ainda possui alta durabilidade e resistência a produtos abrasivos, por isso também pode ser usada em pisos.