Férias escolares: confira as orientações da Uber para passear com as crianças com conforto e segurança 

Durante as férias escolares, contar com a comodidade do serviço de transporte por aplicativo facilita o planejamento dos passeios com as crianças. A plataforma da Uber traz diversos recursos e ferramentas para oferecer maior segurança às viagens, mas também é preciso se atentar às regras de trânsito.

Ao usar a plataforma da Uber, todos são responsáveis pela segurança e conforto da viagem. Tanto os motoristas parceiros quanto os usuários do serviço devem cumprir com as leis locais ao transportar bebês e crianças, sejam pequenas ou já maiores.
 

Cadeirinha infantil

O uso da cadeirinha infantil para automóvel não é obrigatório para os motoristas de app desde 12 de abril de 2021, como informa a Resolução 819 da Lei da Cadeirinha do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN). Ao viajar com crianças pequenas, se os pais quiserem transportar com cadeirinha, é responsabilidade do passageiro fornecer o dispositivo.

Cinto de segurança

Um item indispensável, independentemente da idade, é o cinto de segurança, que deve ser usado em qualquer banco do veículo. Por isso, motoristas parceiros podem recusar a viagem se o número de usuários ultrapassar a quantidade de cintos de segurança disponíveis. Vale lembrar também que crianças menores de 10 anos devem viajar sempre no banco de trás.

Adolescentes viajando com conta própria

A plataforma da Uber pode ser utilizada por menores de 18 anos e maiores de 12 anos, desde que representados ou autorizados pelos pais, em conformidade com a legislação vigente.

A criação de contas para estes usuários adolescentes segue as regras da Lei Geral de Proteção de Dados, que prevê regras específicas para o tratamento de dados de crianças e adolescentes, como por exemplo a exigência do consentimento dos pais para coleta dos dados.
 

Em outubro de 2023, a Uber iniciou o piloto da função Uber Adolescentes no Brasil, que permite que pais ou responsáveis convidem adolescentes (de 12 a 17 anos) sob sua guarda a criar uma conta no app que permite aos jovens solicitar suas próprias viagens, com supervisão do responsável.
 

O recurso pode ser acessado no Perfil Familiar do responsável e já está disponível para ser testado em treze cidades do país: Belo Horizonte, Campinas (SP), Campo Grande, Cuiabá, Curitiba, Florianópolis, Goiânia, Porto Alegre, Recife, Santos (SP), São José dos Campos (SP), Sorocaba (SP), Vitória.
 

Ferramentas e recursos de segurança da Uber

Desde antes de entrar no carro, até depois de chegar ao seu destino existem opções que podem ajudar a proporcionar uma experiência melhor. Abaixo, algumas dicas e recursos de segurança para maior tranquilidade nas viagens:
 

Dicas

  1. Confira o veículo antes de entrar: Evite confusões no momento de encontrar com o motorista. Lembre-se de verificar se a marca, o modelo, a placa do carro, o nome e a foto do motorista parceiro correspondem às informações apresentadas na plataforma. Todos os usuários também podem habilitar o recurso U-Código, em “Confirme suas viagens”, nas “Configurações”, por meio do qual o usuário recebe automaticamente um código exclusivo de 4 números após solicitar uma viagem, a fim de confirmar que está entrando no carro certo. Ele deve fornecer verbalmente esse número ao motorista antes que o trajeto seja iniciado.
     
  2. Cuide do veículo como se fosse seu: O momento é de passeio, mas o veículo é um instrumento para o parceiro gerar sua renda. Por isso, os usuários devem evitar o consumo de alimentos e bebidas ou fazer uso de algo que possa sujar o veículo de alguma forma. Sujar o veículo vai exigir que o motorista parceiro deixe de fazer viagens para limpar o carro e pode gerar um custo extra para o usuário, por meio de uma taxa de limpeza.
     
  3. Itens esquecidos: Se o usuário perder alguma coisa durante uma viagem com o app da Uber, pode pedir ajuda pelo aplicativo. Basta acessar no app a seção “Viagens” e tocar na opção “Encontrar objeto perdido” e, em seguida, “Entre em contato com o seu motorista para perguntar sobre um objeto perdido”.

Ferramentas e Recursos

  1. U-Acompanha (Contatos de Confiança): Usuários e motoristas parceiros podem compartilhar suas viagens em tempo real com contatos de confiança cadastrados previamente no aplicativo a um simples toque. Para isso, basta acessar a plataforma e clicar em “Configurações”, e em seguida “Gerenciar contatos de confiança”. Lá é possível adicionar os contatos e selecionar se deseja ser lembrado para o compartilhamento e com qual frequência: se antes de cada viagem, à noite (das 21h às 6h), ou se não deseja ser lembrado e prefere compartilhar manualmente.
     
  2. U-Ajuda: A tecnologia GPS identifica paradas longas, término de uma viagem antes do esperado ou desvio de rota e ativa um alerta, direcionando usuários ou motoristas parceiros a opções de suporte e ferramentas de segurança. O recurso deve ser ativado em “Configurações”.
     
  3. Além das ferramentas acima, que podem ser preparadas antes de iniciar a viagem e são encontradas no campo Checagem de Segurança, o aplicativo da Uber conta com outros recursos de segurança para serem utilizados durante a viagem se necessário:
     
  4. U-Áudio (Gravação de Áudio): Permite que usuários e motoristas parceiros gravem áudios durante as viagens com o aplicativo para reportar pelos canais de suporte. Os arquivos permanecem criptografados nos dispositivos de quem realizou a gravação e só podem ser abertos pela Uber (que possui a chave da criptografia) se a parte decidir reportar um incidente de segurança e anexar o arquivo.
     
  5. U-Help (Ligar para a Polícia): Usuários e motoristas parceiros podem ligar diretamente do aplicativo para autoridades que operam pelo número 190 em caso de emergência ou situação de risco. O recurso pode ser usado por meio da Central de Segurança, identificada por um escudo sobre o mapa da viagem no aplicativo. Ao pressionar este botão, além de efetuar a ligação, o usuário será informado de sua localização atual e informações do veículo em viagem.
     
  6. U-Check (Padrões de Segurança do Motorista Parceiro): Neste campo, os usuários podem conhecer os altos padrões de segurança que a Uber tem para motoristas parceiros, como checagem de documentos e apontamentos criminais, verificação de identidade em tempo real por meio de selfie, etc.
     

Para mitigar interações no bate-papo do aplicativo que possam ser consideradas ofensivas ou que ameacem a integridade de uma pessoa, a Uber possui um filtro de detecção de mensagens inapropriadas (U-Filtro). Este processo de revisão pode levar à desativação permanente da conta do usuário ou motorista.

Também é importante destacar que todas as viagens pelo aplicativo Uber possuem seguro de Acidentes Pessoais (U-Seguro) que cobre desde o momento em que o motorista aceita a viagem até o último usuário deixar o veículo. O seguro inclui despesas médicas hospitalares em caso de acidente, casos mais graves como invalidez permanente, entre outras coberturas que garantem sua proteção.

Sobre a Uber
A missão da Uber é repensar a forma como o mundo se move, para torná-lo melhor. A empresa iniciou suas operações em 2010 para resolver um problema simples: como conseguir um carro ao toque de um botão? Mais de 25 bilhões de viagens depois, criamos soluções para colocar as pessoas mais perto de onde elas querem estar. Ao mudar a maneira como as pessoas, a comida e as coisas se movem ou se conectam pelas cidades, a Uber é uma plataforma que repensa novas possibilidades para o mundo.