O Maranhense|Noticias de São Luís e do Maranhão

"
Giro de Noticias

Bairro de Fátima recebe escola completamente requalificada pelo programa Escola Nova

O Bairro de Fátima foi contemplado, na quinta-feira (21), com a entrega da Unidade de Educação Básica (U.E.B.) Araripina de Alencar Fecury – Educação Infantil, completamente requalificada. Desde o começo do mês de agosto até agora, o prefeito Eduardo Braide já entregou 19 escolas, faltando apenas uma, do total de 20 unidades reestruturadas nesta etapa do programa Escola Nova, o maior programa de requalificação da história das escolas municipais de São Luís. O gestor inaugurou também duas creches de tempo integral, sendo uma na Vila Isabel e outra no Residencial Alexandra Tavares e entregará mais cinco creches até o fim do ano.

“Temos entregado para a população novas escolas completamente requalificadas, na certeza de que os nossos alunos possam ter uma educação de qualidade, em um ambiente digno. Uma escola nova é um ambiente de trabalho melhor para a comunidade escolar e, acima de tudo, é um espaço de acolhimento para nossas crianças. É assim que a gente vai transformando a educação de São Luís”, disse o prefeito Eduardo Braide.

Durante as solenidades de entrega, após o desenlace e descerramento da placa, o prefeito foi recebido com muitas homenagens por parte dos alunos. Com a participação do bumba meu boi Fruto da Raça Show, as crianças da U.E.B. Araripina de Alencar Fecury se apresentaram, encantando o público presente na cerimônia.

Assim como em todas as escolas reformadas da Educação Infantil, os alunos da U.E.B. Araripina de Alencar Fecury receberam novos fardamentos e mochilas de rodinha, de acordo com a faixa etária. A escola recebeu novos armários, áreas de desenvolvimento integral com brinquedos, mesa interativa, instrumentos musicais, fantoches, mobiliário adaptado, tudo para um melhor aprendizado.

“A U.E.B. Araripina de Alencar Fecury tem agora um ambiente adequado para nossas crianças, nossos professores e professoras e toda comunidade escolar que pode desfrutar de um espaço pensado por nossos profissionais que acompanharam de perto a transformação deste ambiente escolar que reflete a forma como a gestão do prefeito Eduardo Braide tem transformado a educação em nosso Município”, destacou a secretária municipal de Educação, Caroline Marques.

O ex-deputado estadual, Fábio Braga (Solidariedade), acompanhado de sua esposa, Ana Elizabeth Fecury, neta de Araripina de Alencar Fecury, que deu nome à escola, estiveram presentes na solenidade, representando o ex-prefeito de São Luís, Mauro Fecury.

“Antes do prefeito Eduardo Braide assumir, o Mauro Fecury fez esse pedido a ele de que fosse feita uma reforma aqui na escola.  Hoje ele não pode estar aqui em função de um tratamento de saúde. Por isso, quero dizer da satisfação do Mauro Fecury diante da recuperação desta escola”, afirmou Fábio Braga. 

“Eu estou muito feliz pelo reconhecimento que o prefeito nos dá em entregar completamente reformada essa escola que foi construída na época em que meu pai foi prefeito e que leva o nome da minha avó”, falou a Ana Elizabeth Fecury.

Representante da Câmara Municipal de São Luís, o vereador Francisco Chaguinhas (Podemos), também esteve presente na entrega da requalificação da escola e reconheceu o trabalho realizado pela gestão do prefeito Eduardo Braide. “A criança divide a sua casa com a escola e a sua formação e educação se dá em parte em casa e em parte na escola.  Às vezes na escola essa influência é muito maior. Por isso, agradeço ao prefeito Eduardo Braide por ter essa coragem e vontade de melhorar a vida das pessoas, trazendo resultados positivos para toda a sociedade”, enfatizou o vereador e vice-presidente da Câmara Municipal de São Luís, Francisco Chaguinhas.

Também participaram da reinauguração, os secretários municipais, Diego Rodrigues (SMTT); Romário Barros (Semdel); o subprefeito da Zona Rural, Dilmar Araújo; os suplentes de vereadores Barbosa Lages (PDT) e Manoel Filho (Avante); além de comunidade escolar.

Reestruturação

A U.E.B. Araripina de Alencar Fecury fica localizada no Bairro de Fátima e atende 60 crianças na Educação Infantil, nível creche e infantil I e II, nos turnos manhã e tarde.  A escola existe desde 1980, recebendo pela primeira vez serviço de engenharia, com investimento em infraestrutura, mobiliário, climatização, recursos pedagógicos, brinquedos, equipe pedagógica entre outros benefícios.

As salas de aulas, que antes ocupavam o mesmo espaço, separadas apenas por armários, agora estão totalmente novas, e com a reorganização dos espaços. A escola agora conta com duas novas salas de aula, recepção, cozinha e sala de gestão e secretaria, banheiros acessíveis, tudo completamente climatizado.

Além do prédio todo renovado, a escola conta também com uma área externa nova para as atividades, com cantinho de leitura, com cobertura e grama sintética, assim como novas instalações com um parquinho moderno, com escorregador, balanço e túneis.

“Desde o tempo que essa escola foi construída, ela nunca teve uma reforma tão ampla. O espaço físico ficou maravilhoso e o Bairro de Fátima agradece ao prefeito Eduardo Braide, um prefeito do povo e para o povo”, declarou a Luciléia Câmara Andrade, representante da comunidade do Bairro de Fátima.

Mãe da Isis Gabrielle Aroucha Silva, de 5 anos, que é estudante da U.E.B, a Luzimaria Silva falou sobre a felicidade de ver a escola requalificada e de como será importante para sua filha e para gerações futuras. “Eu como mãe, estou muito feliz pela reforma da escola, porque esta é a primeira vez que esta escola tem uma reforma e quem são mais beneficiados são as crianças, não só as que estão estudando agora como a geração futura. Agora temos um ambiente totalmente diferente, aconchegante e com segurança”, disse  Luzimaria Barros Aroucha.

A pequena Maria Gabriela também aprovou a escola nova. “A escola está bonita e eu gostei de tudo. Agora a escola tem ar-condicionado, tem brinquedo, tudo para gente brincar”, contou a Maria Gabriele Costa Santos, de 6 anos.

A professora Gleice Soares, que durante muitos anos esperou por uma reforma no prédio, também agradeceu e reconheceu a qualidade do trabalho realizado. “Eu sou professora da U.E.B. há mais de dez anos e ainda sou moradora do bairro Areinha, que também tem crianças atendidas por esta escola. Nós não tivemos uma reforma, nós tivemos uma obra grandiosa. E hoje nosso sentimento é de gratidão”, comentou a professora.