Feira de Destinos Inteligentes é aberta em Curitiba com participação de comitiva do Maranhão
Trocar informações e compartilhar boas práticas de gestão turística. Fortalecer o turismo como fator de crescimento, articulado com preceitos de sustentabilidade e com um modelo de atuação que gere impactos e transformações para as pessoas, antes de tudo.
Com esse espírito, foi aberta oficialmente nesta segunda-feira (18/03), no Memorial Cidade de Curitiba, a Feira Internacional de Destinos Turísticos Inteligentes – FIDI. Desde domingo (17), o evento movimenta a cidade, atraindo público bastante expressivo.
Na abertura, o prefeito de Curitiba, Rafael Greca, destacou a importância de compartilhar o modelo praticado na capital paranaense. O que queremos é que Curitiba faça a diferença para todo o Brasil. Tudo o que conquistamos, queremos compartilhar com todos os brasileiros e é por isso que fizemos questão de proporcionar esse congresso reunindo as comunidades turísticas do País e ibero-americana, disse ele.
Participação do Maranhão
A FIDI tem a participação de dez instituições do Maranhão, apoiadas pelo Sebrae, em missão técnica à cidade mais inteligente do mundo, segundo o World Smart City Awards, reconhecimento concedido a Curitiba em 2023, pela Fira Barcelona (Espanha).
Do Maranhão, participam representantes da ABIH/MA, Abav/MA, Fiema, Sehama, ASLIT, Senac e Fecomércio; do Conselho Municipal de Turismo de São Luís, da Câmara Empresarial de Turismo da Fecomércio – MA e da Instância de Governança do Polo São Luís – IGR. E, ainda, os secretários de Turismo de São Luís, Saulo Ribeiro; de Paço do Lumiar, Biné Amado; e de Barreirinhas, Mari Lençóis. O grupo reúne ainda consultores, técnicos do Sebrae e das secretarias de Turismo de São Luís, do estado e de Barreirinhas e jornalistas (Portal e blog Cazumbá).
Para o secretário de Indústria, Comércio e Turismo de Paço do Lumiar e também presidente da Instância de Governança do Polo São Luís, Biné Amado, a participação na Feira é um marco. Identificamos uma série de iniciativas e boas práticas que serão muito úteis como exemplo de ações que desejamos levar para a nossa cidade de Paço do Lumiar, frisou ele, ressaltando o papel das IGRs. São mais de 300 em todo o Brasil, atuando no desafio que é desenvolver, qualificar e promover destinos e atrativos turísticos, ajudando a consolidar essa vocação do nosso país e do Maranhão, pontuou.
Programação – Em seu primeiro dia, a FIDI foi marcada por uma programação técnica abrangente e diversificada. Ações e programas de planejamento urbano voltados ao crescimento socioeconômico, sustentabilidade e os pilares e metodologias para que as cidades se tornem destinos turísticos inteligentes estiveram em evidência em debates, palestras e apresentações técnicas que mobilizaram mais de 800 pessoas.
Destaque para o Programa DTI de Curitiba, abordado em palestra proferida por Tatiana Turra, presidente do Instituto Municipal de Curitiba. E também para o Programa Paraná Mais Turístico, detalhado por Yuri Lobo, da secretaria estadual de Turismo, durante a palestra Oportunidades para o turismo inteligente no estado do Paraná. E, ainda, para a presença de Milton Zuanazzi (secretário Nacional de Planejamento, Sustentabilidade e Competitividade do Turismo do Ministério do Turismo), que discorreu sobre A política de turismo e o modelo DTI Brasil, enfatizando avanços e desafios.
Outro momento importante na programação da Feira, foi o Painel de Acesso a Crédito Público para o Turismo, na sede da Associação Comercial do Paraná (ACP). O evento foi organizado pelo Instituto Ciudades del Futuro, Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e Sebrae, com apoio do Sebrae Paraná.
Seguido de Rodada de Crédito com municípios integrantes do programa Turismo Futuro Brasil, o painel teve presença de representantes do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Caixa, Banco do Brasil, Banco do Nordeste, Banco da Amazônia e BID. Teve, participações de Ana Clévia Guerreiro, coordenadora de Turismo do Sebrae, e de Giovanni Beviláqua, coordenador de Acesso a Crédito e Investimentos do Sebrae Nacional, que atuou como moderador.
FIDI: debatendo o futuro do turismo
A edição 2024, marca a volta da FIDI ao formato presencial. Curitiba sedia a edição deste ano por ser referência nacional e internacional em planejamento urbano, qualidade de vida e no turismo articulado com a sustentabilidade, acessibilidade, inclusão, inovação e o bem-estar das pessoas.
As atividades da feira este ano tiveram início no domingo (17), com um tour dos participantes pelos principais destinos de Curitiba: Jardim Botânico, Mercado Municipal, Museu Oscar Niemeyer, Memorial Paranista e Memorial de Curitiba.
O evento reúne profissionais, empresários, agentes públicos e privados, empreendedores, estudantes e organizações não-governamentais do Brasil e do exterior, palestrantes nacionais e internacionais, cases de sucesso relativos a destinos turísticos inteligentes, entre estes as 12 cidades selecionadas pelo Sebrae e Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID, no programa Turismo Futuro Brasil, grupo que inclui São Luís.
O evento é organizado pela empresa Cidades do Futuro, criada pelos membros do Instituto Cidades do Futuro da Argentina, entidade líder na implementação do modelo de destino em turismo inteligente na América Latina.