Farol do Saber no Renascença passa por reforma completa e será reaberto para a comunidade

O Farol do Saber Genoveva Pia, localizado na Avenida Grande Oriente, no bairro Jardim Renascença, em São Luís, será entregue à população nesta quinta-feira (17), após passar por reforma completa de suas instalações. Ao todo, o Maranhão possui 118 Faróis do Saber, espalhados por todas as regiões do estado. Esse é o farol de número 54 a ser entregue totalmente recuperado.

Com investimento total na ordem de R$ R$ 153.939,48, a recuperação total do Farol do Saber Genoveva Pia garantiu novo layout ao prédio, aquisição de nova mobília e de novo acervo destinado à pesquisa escolar e à comunidade em geral.

Executada pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), a obra de revitalização do equipamento educacional garantiu nova cobertura ao prédio, acessibilidade, instalação de forro de PVC, nova instalação elétrica, esquadrias, revestimento, serviços de paisagismo, entre outras intervenções.

Aberto para toda a comunidade

A entrega do Farol do Renascença contou com o apoio da Secretaria de Estado da Cultura (Secma), que renovou o acervo literário do espaço, por meio da aquisição de 234 livros, que tem como objetivo suprir as demandas não só do público estudantil, mas de toda a comunidade, como explica Aline Nascimento, diretora da Biblioteca Pública Benedito Leite (BPBL) e coordenadora do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas do Maranhão (SEBP-MA).

“São livros literários e técnicos de alta qualidade. O acervo que nós estamos entregando não é destinado apenas para estudantes, porque o formato do Farol do Saber agora é voltado para que ele seja uma biblioteca pública a serviço da comunidade. O acervo dele tem que ser diversificado, com livros que atendam à pesquisa escolar, mas que atendam uma pessoa que esteja se preparando para um concurso ou vestibular e até mesmo os anseios literários de uma dona de casa ou escritor. Enfim, o Farol do Saber é voltado para todas as pessoas que queiram utilizar o seu acervo”, detalha Aline Nascimento.

Em 2016, o Farol do Saber do Renascença já havia passado por uma pequena reforma, mas agora, com a revitalização completa, o equipamento está adequado ao atual formato proposto para este tipo de biblioteca pública no Maranhão.

“Apesar de ele já ter passado por uma reforma, ainda não estava no padrão atual do farol, padrão de acessibilidade, de espaço físico, de acervo. Agora sim, ele está dentro dos padrões atuais de revitalização de uma biblioteca pública Farol do Saber”, conta Aline Nascimento.

Protolocos sanitários

O Farol do Saber Genoveva Pia tem como “madrinha” o Centro de Ensino (CE) Renascença, que fica responsável pela gestão da biblioteca. De acordo com a gestora do CE Renascença, Mariza Lima Arruda Nobre, o Farol está aberto para a comunidade, que pode usá-lo para empréstimos de livros e como ambiente de leitura, mas, inicialmente, os usuários deverão respeitar protocolos sanitários em prevenção à Covid-19.

“Evitaremos levar os alunos da CE Renascença nesse primeiro momento para evitar aglomerações, mas o espaço ficará aberto ao público em geral, que poderá fazer uso seguindo as recomendações sanitárias. Teremos uma pessoa responsável para controlar a entrada de pessoas e os empréstimos de livros”, esclarece Mariza Lima Nobre.

Tambores de São Luís

O Farol do Saber Genoveva Pia recebeu esse nome em homenagem à personagem homônima do livro “Os Tambores de São Luís”, de Josué Montello. Na obra, Genoveva Pia é uma doceira e ‘negra livre’, que na trama luta pela libertação de escravos da cidade.

A solenidade de entrega da obra de reforma do Farol do Saber Genoveva Pia será realizada às 10h30 desta quinta-feira (17), e contará com as presenças do vice-governador, Carlos Brandão, e dos secretários Felipe Camarão (Educação) e Anderson Lindoso (Cultura).