FAPEMA é finalista do Prêmio CONFAP de Boas Práticas em Fomento à Ciência, Tecnologia & Inovação

A Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA) é finalista dos prêmios CONFAP de Boas Práticas em Fomento à Ciência, Tecnologia & Inovação e também do prêmio CONFAP “Professora Odete Fátima Machado da Silveira”. 

As premiações são uma iniciativa do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (CONFAP) e seleciona as melhores práticas e projetos no segmento. Das 27 fundações do país, a do Governo do Maranhão está entre as seis selecionadas e é destaque no Brasil pelos avanços na área da ciência, tecnologia e inovação. A premiação será realizada em março. 

Na categoria Gestão e Desenvolvimento Organizacional, a FAPEMA é finalista com o projeto de criação do Assinador Eletrônico. O sistema de assinatura digital da instituição é uma ferramenta inovadora, criada para aprimorar e automatizar o processo de coleta e registro de assinaturas tanto no âmbito interno quanto externo, modernizando o processo de assinatura de diversos documentos. 

“É orientação do governador Carlos Brandão que as secretarias e órgãos estaduais busquem ofertar, cada vez mais, um serviço de qualidade para a população, de forma ágil e com menos burocracia, e o assinador eletrônico cumpre esse fim. Estamos muito felizes. Também somos destaque pela indicação do professor da UFMA, Alexandre Navarro, na categoria Pesquisador Destaque”, disse o presidente da FAPEMA, André Santos. 

A assinatura digital equivale a uma assinatura de próprio punho, porém, é feita de forma online. É uma tecnologia que utiliza a criptografia e vincula o certificado digital ao documento eletrônico que está sendo assinado. Assim, confere garantias de integridade e autenticidade. No caso da FAPEMA, a ferramenta trouxe mais agilidade para o pesquisador, que pode realizar todo o processo de submissão de seus trabalhos por meio online, sem precisar se dirigir à instituição. A iniciativa também contribuiu para uma maior participação de pesquisadores do interior do Maranhão nos editais da Fundação.

O sistema torna a rotina dos pesquisadores mais prática, destaca o presidente da FAPEMA, André Santos. “Este sistema torna mais ágil, fácil e prático o registro online dos projetos e, também, do cadastro dos pesquisadores. Muito importante essa conquista e nos orgulha saber que a FAPEMA se destaca no país pelos avanços na ciência, tecnologia e na inovação”, ressalta. 

O presidente da FAPEMA pontua, ainda, o comprometimento da equipe da instituição e da gestão estadual no apoio à ciência e tecnologia no Maranhão. “Estamos muito orgulhosos com esse reconhecimento e parabenizo nossa equipe técnica pela elaboração dessa ferramenta, que nos garantiu estar entre as melhores fundações pelas boas práticas, no país. É um compromisso do Governo do Estado e da Fundação continuar investindo nos cientistas e empreendedores maranhenses”, enfatizou André Santos. 

Pesquisador Destaque

No prêmio CONFAP de Ciência, Tecnologia e Inovação “Professora Odete Fátima Machado da Silveira” é finalista o professor da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Alexandre Navarro. Ele concorre na categoria Pesquisador Destaque-Ciências Humanas, tendo sido indicado pela FAPEMA. Nesse quesito, são premiados trabalhos que contribuíram para aproximar a sociedade do segmento.

“Fiquei muito feliz com a indicação e é sempre um orgulho termos nossos esforços reconhecidos. Para realizarmos uma pesquisa temos que dedicar tempo, ter concentração, estudar e pesquisar bastante. Saber que essa dedicação é recompensada com o reconhecimento de instituições de grande notoriedade como a FAPEMA, que fez a indicação e o CONFAP, que promove este prêmio, é uma satisfação”, disse Alexandre Navarro.

Essa é a segunda edição do prêmio e as Fundações de Amparo à Pesquisa (FAPs) concorrem nas categorias Desenvolvimento do Ecossistema de CT&I, Gestão e Desenvolvimento Organizacional, que premia as instituições; e nas categorias Pesquisador Destaque (Ciências da Vida, Ciências Exatas e Ciências Humanas), Pesquisador Inovador (Inovação para o Setor Empresarial e Inovação para o Setor Público) e Profissional de Comunicação, onde o reconhecimento vai para os pesquisadores, sendo estes indicados pelas próprias fundações. 

A relação dos finalistas ao prêmio pode ser conferida no site do CONFAP (https://confap.org.br/).