O Maranhense|Notícias do Estado do Maranhão

Famílias de Riachão recebem Sistemas de Abastecimento de Água

Mais de 100 famílias do municípios de Riachão estão com água encanada em casa desde segunda-feira (21). A população foi contemplada com um Sistema Simplificado de Abastecimento de Água (SSAA) inaugurado pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social (Sedes).

“Esse sistema vai garantir água potável para todas as casas. Uma ação que reforça a parceria do Governo do Maranhão com a prefeitura. É uma rotina da gestão, toda semana entregando obras de infraestrutura, saúde, educação e que garantem cidadania a todos os maranhenses”, afirmou o vice-governador, Carlos Brandão.

O secretário Márcio Honaiser disse que garantir saúde e qualidade de vida, principalmente às famílias em situação de vulnerabilidade social, é prioridade do governador Flávio Dino.

“Água é vida e saúde, principalmente em tempos de pandemia, onde a higiene é essencial para a prevenção do novo coronavírus. A partir de hoje, centenas de pessoas do bairro Centenário terão água potável em suas casas, graças ao poço que entregamos hoje”, disse o secretário. 

O sistema faz parte do Programa Água Para Todos, do Governo do Estado, que contempla principalmente as comunidades rurais e põe fim ao sacrifício da população de carregar água por longas distâncias. Os sistemas incluem poço artesiano, reservatório de água com estrutura de concreto, caixa d’água, redes de distribuição principal e secundárias, além de ligações domiciliares.

Além de Riachão, nesta segunda-feira também foi entregue o Sistema de Abastecimento de Água de São Francisco do Brejão. Mais 10 municípios serão contemplados com os os Sistemas a partir de janeiro de 2021, dentre eles, São José dos Basílios, Sítio Novo, Bacabal, Ribamar Fiquene e São Luís, totalizando mais de 800 famílias beneficiadas com as obras.