Faculdade do Sul do Maranhão é a melhor do estado, segundo avaliação do MEC

O Índice Geral de Cursos – IGC do Ministério da Educação foi divulgado nesta quinta-feira (12) e avalia a qualidade das instituições do país. De acordo com o MEC, a melhor universidade do Maranhão está no Sul do estado, em Balsas.

A Unibalsas é uma faculdade particular de apenas 12 anos, que surgiu para atender a grande demanda por qualificação em uma das maiores regiões produtores do estado, e já tem cursos com nota máxima do MEC.

No ranking do Ministério da Educação (MEC) foram avaliadas 2072 Instituições de Ensino Superior no Brasil e 32 instituições maranhenses entre Públicas e Privadas.

No Maranhão a Unibalsas é a melhor avaliada, superando instituições como a Universidade Federal do Maranhão – UFMA e CEUMA (primeira universidade particular do Maranhão com quase 30 anos de história).

Ranking Estadual – IGC Contínuo
1º lugar Unibalsas
2º lugar UFMA
3º lugar UNDB

O ranking Brasil mostra a Unibalsas na 54ª colocação, estando entre os 3% melhores avaliados pelo MEC.

Cursos entre os melhor avaliados

Quatro cursos da Instituição foram avaliados, os dados são do Conceito Preliminar dos Cursos (CPC), que integra o Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior (Sinaes), ao lado do Índice Geral dos Cursos (IGC). Apenas 1,7% dos cursos avaliados em todo Brasil em 2018 obtiveram a nota máxima nos índices que medem a qualidade da educação no país, tanto em instituições públicas quanto privadas.  Os cursos de Ciências Contábeis e Direito da Unibalsas aparecem na lista com nota máxima em avaliação do MEC. Ciências Contábeis é 4º lugar no Brasil, de uma lista de 1.101 cursos e Direito é o 8º de 1.104 cursos no país.

Os demais cursos avaliados foram Administração e Gestão Comercial. O curso de Administração tem CPC 4 e ocupa a 49ª colocação entre os 182 cursos oferecidos no Brasil. O curso de Gestão Comercial também tem CPC 4 e é 9º de 182 cursos no país.

Todos os cursos avaliados foram reconhecidos pelo MEC como os melhores do Estado do Maranhão.

“Esse resultado é fruto de um conjunto de ações realizadas por professores, colaboradores, estudantes e gestores que se comprometem com o desenvolvimento e crescimento da Unibalsas, mostrando que nessa terra, educação também da fruto”, são as palavras do Diretor Geral da Unibalsas, Renan Honaiser.

A Faculdade de Balsas – Unibalsas oferece atualmente 8 cursos e se prepara para o lançamento de três novos cursos na área da saúde.

Todas as informações estão disponíveis no site do INEP https://portal.inep.gov.br/web/guest/educacao-superior/indicadores-de-qualidade/resultados

A escala vai de 1 a 5, onde 1 e 2 são insuficientes e 5 é nota máxima, a Unibalsas ficou a 0,07 pontos para alcançar a nota máxima. Apenas 2% das instituições de ensino superior no país têm essa nota no Índice Geral de Cursos (IGC).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.