Excelência no atendimento do Hospital Regional de Açailândia é reconhecida pela população

“Apesar de eu estar num hospital, a minha estadia aqui é muito boa. Estou há quatro dias internado, estou num ambiente climatizado, alimentação cinco vezes ao dia”, disse Gabriel Silva, paciente do leito 2 do setor de enfermaria do Hospital Regional de Açailândia. Assistido na unidade da Secretaria de Estado da Saúde (SES), o paciente mostrou detalhes dos serviços prestados na unidade que contabilizou mais de 113.893 atendimentos, em um ano, em diversas especialidades. 

Após sentir fortes dores na região abdominal e diagnóstico de colecistite aguda, Valdenir Pinto Silva, de 55 anos, recebeu os cuidados da equipe multiprofissional do hospital. “Estou aqui há oito dias e meu atendimento foi bom. Fui bem cuidada por todos e aqui eu pude melhorar, já quero receber alta”, contou.

A celebração do primeiro ano de funcionamento foi marcada com a comemoração entre colaboradores, pacientes, acompanhantes e direção. A unidade conta ainda com o projeto cuidando do cuidador, que oferta atendimentos em saúde e bem-estar aos colaboradores.

“Sempre buscamos ofertar um serviço de qualidade a qualquer pessoa que é admitida em nossa unidade. Buscamos qualificar nossa equipe para que nosso paciente tenha uma experiência positiva no Hospital Regional de Açailândia”, mencionou o diretor clínico Whagner Figueiredo.

A unidade, gerenciada pelo Instituto Acqua, oferece assistência em clínica cirúrgica e médica, exames de imagens e laboratoriais, consultas e cirurgias. Todo o serviço se dá de forma eletiva, pois conta com um sistema de regulação bem estruturado, pautado na assistência integral ao paciente. O atendimento multiprofissional é um diferencial do hospital, que inclui as áreas de enfermagem, fisioterapia, fonoaudiologia, serviço social, nutrição e psicologia. O Hospital Regional de Açailândia dispõe ainda de um serviço de tomografia funcionando 24 horas.

Paula Assis, diretora-executiva do Instituto Acqua, destacou a importância da prestação de um serviço de qualidade à população oeste do estado. “Celebrar um ano de funcionamento do Hospital Regional de Açailândia é a confirmação de que o governador Carlos Brandão, ao lado do secretário Tiago Fernandes e em parceria com o Acqua tem se preocupado em levar cada mais vez um serviço de excelência a quem tanto precisa. Reafirmamos nosso compromisso de sempre prestar um serviço com atendimento humanizado. Aproveito para parabenizar cada colaborador do hospital pela dedicação e carinho com cada paciente”, disse.

De acordo com a SES, os dados contabilizados representam a qualificação técnica da equipe e a importância da localização da unidade de saúde. Em 2022, o Hospital Regional realizou 47.673 atendimentos. De janeiro a julho deste ano, foram contabilizados 66.220 atendimentos. As consultas médicas somam 10.330; SADT fecharam o primeiro ano em 62.204; consultas disciplinares somam 39.819, internações foram 601, cirurgias 358 e os atendimentos em mutirão oftalmológicos chegam a 581.

A técnica de informática Flávia Jaco, de 33 anos, acompanha o irmão internado na unidade. “As instalações são ótimas, e principalmente o trabalho humanizado, a forma de tratar, de cuidar dos pacientes, o carinho, isso que importa, principalmente para que já chega debilitado, com dor, frágil, e quando encontra profissionais assim, dando apoio, isso faz muita diferença. E aqui [Hospital Regional de Açailândia] desde o médico, enfermeiras, a equipe da limpeza, todos te tratam bem”, afirmou.