.

Estudo de mobilidade Observatório SAE Brasil chega ao Maranhão

Observatório da Mobilidade SAE Brasil, que está estudando as necessidades de mobilidade de mais de 40 cidades em 24 estados brasileiros, está na região de Barreiinhas (MA) e deve chegar a São Luis (MA), no dia 27 de abril.

Ariane Marques e Tobias Hückeholfen, vão colher informações sobre os diversos indicadores de mobilidade, como a urbanização das vias, transporte público, idade das frotas, acessibilidade, conectividade, entre outras informações, procurando entender as necessidades de cada lugar visitado. Todo o material coletado será consolidado e trabalhado tecnicamente pela associação SAE Brasil.

Do ponto de vista humano, muito mais do que transporte, mobilidade é a capacidade de movimentação das pessoas para as diversas atividades sociais, o acesso à educação, trabalho, saúde, lazer. “O levantamento das informações deve servir como suporte para novas políticas públicas e para que as indústrias possam ser mais assertivas nas propostas de tecnologias e soluções”, afirma Ariane.

O percurso será a bordo de uma van Sprinter, que se transformou no lar do casal durante cerca de dez meses. A BASF é patrocinadora do projeto e incluiu soluções, como a tinta automotiva que protege a carroceria, o fluido de arrefecimento do radiador, para regular a temperatura do motor, além dos batentes de suspensão em Cellasto®, que garantem maior estabilidade ao carro, amortecendo ruído e vibração.

É possível acompanhar o projeto pelo site do Observatório SAE Brasil e pelo Instagram @observatoriosaebrasil.