Internet 5G no Brasil: Como vai funcionar?

A internet mudou a forma do mundo se comunicar. E isso se deu graças à própria evolução da rede: na estabilidade das conexões, no aumento da velocidade, no acesso a áreas mais remotas e, consequentemente, a mais pessoas. E a próxima evolução é a da internet 5G.

Por isso, nesse texto abordaremos o que é internet 5G, se já está disponível, quais operadoras de celular oferecem esse serviço no Brasil e se existe algum risco nessa tecnologia. Boa leitura!

O que é 5G?

O 5G é a nova geração de internet móvel. É a quinta geração, sendo uma revolução do 4G disponibilizada atualmente pelas operadoras. Essa nova tecnologia permitirá a conexão de vários aparelhos simultaneamente, com mais velocidade de acesso e uma conexão mais estável. 

Como funciona a tecnologia 5G?

A internet móvel que você usa quando está na rua funciona graças a uma tecnologia muito parecida com as que os rádios utilizam: a onda eletromagnética.

As ondas eletromagnéticas viajam à velocidade da luz no vácuo em um intervalo de “frequência” específico. No caso da internet móvel, essas ondas magnéticas são emitidas por um satélite até uma torre de sinal e depois para o seu celular, ou até mesmo do satélite diretamente para o seu celular.

O 5G trabalha em uma frequência mais alta que o 4G, entre 600 e 700 MHz, 26 e 28 GHz e 38 e 42 GHz. E em cada país, há um órgão responsável por legislar e vender a utilização dessas frequências. No Brasil, esse órgão é a Anatel, responsável por leiloar o acesso ao 5G, em 05 de novembro de 2021.

Qual a diferença entre 4G e 5G?

A principal delas é a velocidade. Atualmente no Brasil, a velocidade média de conexão é entre 12Mbs e 17 Mbps, mas, para efeito de comparação, vamos dizer que o 4G com uma velocidade excelente seria de 100Mbs.

O 5G pode chegar a 10 Gbps, uma velocidade 100x maior! Além disso, o 5G permitirá aumentar o número de dispositivos simultaneamente conectados e diminuirá o tempo de resposta entre os aparelhos e os servidores da internet.

Resumidamente, as vantagens são:

·       100x mais rápido;

·       Maior estabilidade de conexão;

·       Mais dispositivos conectados simultaneamente;

·       Menos tempo de resposta, a famosa latência.

5G no Brasil

A permissão da tecnologia 5G foi arrematada por 3 operadoras: TIM, Claro e a Vivo. Porém, o 5G ainda não está disponível no país, apenas sua versão reduzida, o 5G DSS.

A previsão é para que até julho de 2022 comece a funcionar nas principais capitais do país.

A “demora” é porque foi preciso tempo para atualização de toda a infraestrutura, como instalação de antenas. E sobre os valores, as operadoras informam que não haverá custos adicionais para a transição pro 5G, desde que você já tenha algum dos planos de internet Móvel 4G e seu celular seja adaptado para a rede 5G.

Então, confira se o seu celular já é adaptado, e caso não seja, será necessário comprar um novo.

O 5G é perigoso?

Respondendo de forma direta: não. A OMS (Organização Mundial da Saúde) afirma que não há perigo nas redes móveis. Não há evidências que as redes de internet sejam prejudiciais à saúde, nem a 5G, 4G ou 3G. Além disso, as redes de internet funcionam da mesma forma que as ondas de rádio, que são ondas eletromagnéticas. Portanto, aproveitemos as possibilidades que essa incrível tecnologia trará para nossas vidas.

Fonte: https://comparaepoupa.com.br/planos-de-celular/5g-no-brasil/