O Maranhense|Noticias de São Luís e do Maranhão

"
Giro de Noticias

Estudantes simulam grave acidente para atrair doadores de sangue

Um grave acidente na Daniel de La Touche leva médicos e enfermeiros socorristas a uma corrida contra o tempo para salvar a vida de uma vítima. A cena, que poderia ser verdade, é a forma que os estudantes do Colégio Adventista de São Luís usam para alertar a população para a necessidade urgente de abastecimento de sangue no Hemomar. 

A ação acontece amanhã, 14/06, e marca o Dia Mundial do Doador de Sangue. Sobre a calçada em frente à escola, o carro amassado e a ação dos socorristas próximos ao semáforo é uma estratégia de impacto, já que todos estão vulneráveis a estes episódios e podem se tornar vítimas que precisam de sangue para continuarem vivendo. Quem quiser doar, pode fazer ali mesmo, já que a unidade móvel do Hemomar fica no estacionamento do colégio durante todo o dia. 

Nos últimos anos a escola tem envolvido os estudantes, familiares e profissionais em campanhas de doação, incentivando os alunos que têm mais de 16 anos a se tornarem doadores frequentes. 

“Sempre pensamos em maneiras criativas de despertar a atenção da população, porque a necessidade de doadores é diária e são poucas as pessoas que têm o hábito de doar, sem ser em momentos em que um familiar ou conhecido precise”, explica Leilson Albuquerque, diretor do colégio. 

Durante os meses de festas, como junho, o índice de acidentes aumenta e consequentemente aumenta a necessidade de doações. O oposto também acontece:  em meses festivos cai o número de doadores. 

A campanha deste ano tem como tema “O amor está no sangue” e reúne cerca de 500 estudantes. “Mesmo as crianças que ainda não podem doar podem ser mensageiras da campanha, falando para os pais e familiares. E é claro que elas aprendem desde cedo que um ato simples e rápido pode salvar a vida de tantas pessoas”, conclui Leilson.