Plantão

Estudantes realizam caminhada em São Luís para promover cultura de paz nas escolas

São Luís – A Escola Upaon-Açu lidera um esforço inspirador para fomentar a cultura de paz no ambiente escolar por meio de uma grande caminhada comunitária. No próximo sábado, dia 26 de agosto, a partir das 16h, estudantes, educadores, famílias e membros da comunidade escolar se reunirão no Parque do Rangedor para dar um poderoso passo em direção a um ambiente escolar mais harmonioso e respeitoso.

A Caminhada da Paz é um evento que visa conscientizar e engajar a comunidade escolar e a sociedade em geral sobre a importância de cultivar valores como respeito, empatia, diálogo e compreensão mútua entre todos os membros da escola. Evento já tradicional da família Upaon, a Caminhada da Paz é mais um momento de fortalecimento da convivência saudável. Na ocasião, serão apresentadas as mensagens de paz já elaboradas pelos alunos para o Manto da Paz, da Unesco.

Educação de paz – Unesco

A Escola Upaon-Açu é a única dentre as particulares no Maranhão a integrar o Programa das Escolas Associadas da UNESCO (PEA-UNESCO). Criada em 1953, a Rede PEA UNESCO reúne 11,7 mil escolas de 183 países em torno de princípios difundidos pela organização mundial, dentre os quais, o de construir a cultura da paz, promover a educação para o desenvolvimento sustentável e formar gerações conscientes de seu papel como protagonistas de uma cidadania global.

A Escola Upaon-Açu acredita que promover uma cultura de paz não apenas melhora o bem-estar emocional dos estudantes, mas também cria um ambiente propício para o aprendizado e o crescimento integral.

“A nossa caminhada já é realizada há 26 anos e, este ano, o tema celebra a Paz nas Escolas, movimento que precisa ser constante, pois acreditamos que um ambiente coletivo é construção de todos, colaborando e contribuindo para que os valores humanos sejam, além de respeitados, praticados nas salas de aula, corredores, na promoção de ações educativas e preventivas no combate a qualquer tipo de violência e/ou discriminação, formando cidadãos conscientes”, destaca a diretora pedagógica da Escola Upaon-Açu, Elsa Balluz.