Estudantes de São Luís se destacam e ganham vaga em turma especial com presidente do STF
Já imaginou ter aulas com o presidente do Supremo Tribunal Federal? “É uma oportunidade única conhecer e dirigir perguntas diretas a um ministro do STF. Então, foi uma excelente experiência”, celebra o estudante de Direito, Paulo Miller, de 39 anos. Ele e outras duas colegas se destacaram pelo rendimento no primeiro período do curso e ganharam uma vaga especial, ao lado de diversos estudantes do Brasil, para participar das aulas de Teoria Constitucional e Direitos Fundamentais, com o ministro Luís Roberto Barroso.
Representando o Centro Universitário Estácio São Luís na turma especial do ministro, Paulo conta que tudo começou com o resultado do seu desempenho nos estudos. “Eu e duas alunas do curso tiramos dez como média de todas as disciplinas do primeiro semestre. Foi muito recompensador poder ter uma oportunidade como essa em razão do nosso esforço e dedicação. Todas as aulas, desde a inaugural, foram muito interessantes e estimularam muito a continuar a jornada acadêmica”, afirma o estudante.
Realizada no formato online pela plataforma Teams, as aulas aconteceram entre os meses de fevereiro e março, com a participação de alunos de todo o Brasil representando outras unidades da instituição. Oportunidade tanto para alunos quanto para professores, que também foram convidados a participar da turma.
Para a coordenadora do curso de Direito da Estácio, Natália Reis, estar em uma turma privilegiada como essa abre os horizontes e pode inspirar a carreira dos estudantes. “A gente pensa que o ministro do STF é uma figura muito distante da nossa realidade. Então, para esses alunos, é um diferencial já ter tido esse contato viabilizado pela nossa instituição e a oportunidade de enxergar como um ministro leciona uma aula trazendo os casos do Supremo e, até mesmo, para que eles possam enxergar a extensão do direito e os espaços que podem conquistar na área”.
Paulo concluiu as aulas otimista e orgulhoso pelo peso a mais que já tem no currículo profissional. “Acredito que poucos advogados tiveram a chance de ouvir, de maneira tão direta, opiniões e entendimentos de um ministro. Então, isso traz um grande impacto na vida acadêmica de todo e qualquer estudante que teve essa oportunidade. Poder dizer que tive aulas com ele já impacta muito no meu currículo”, complementa Paulo.