Estratégias para a melhora da saúde física e emocional

O combate à Covid-19 continua. Diariamente um batalhão de profissionais da saúde entra em campo para enfrentar o desafio de salvar vidas em hospitais, enquanto outros trabalham na busca por uma vacina eficiente. Medidas de reabertura da economia são vistas mundo afora e o medo ainda ronda a rotina de bilhões de pessoas.

Em meio à pandemia, a vida segue e serenidade é uma das palavras de ordem. Manter uma conduta tranquila e serena é uma estratégia que pode ser desenvolvida por qualquer pessoa para manter a calma em situações adversas, contribuindo na resolução dos problemas trazidos pela crise sanitária e na abertura de horizontes de oportunidades.

Fazer você refletir sobre a importância da serenidade é o objetivo do projeto Biblioteca em Casa desta semana, que traz dicas de leitura para te ajudar a superar a ansiedade e desenvolver serenidade para alcance de uma mente sã. O projeto é uma iniciativa da Biblioteca Desembargador Juvenil Amorim, com o apoio da Diretoria do Fórum de São Luís. Boa leitura!

Stop ansiedade – Amanda Dreher
Na obra, Amanda Dreher, que é terapeuta e professora de meditação, aponta o caminho para controlar a ansiedade. Ela reúne ferramentas, técnicas e exercícios para obter a serenidade emocional.

Uma Gloriosa Liberdade: mulheres maduras, vidas extraordinárias – Lisa Congdon
O livro explora o poder das mulheres que prosperaram ao envelhecer. Cheryl Strayed, Caroline Paul, Christy Turlington, Ilona Smithkin são alguns exemplos trazidos na obra. Traz ensaios e entrevistas de mulheres que encontraram sua veia criativa e deram uma guinada na carreira.

Mentes que amam demais – Ana Beatriz Barbosa Silva
Se o medo da rejeição e a mudança de humor forem uma frequente em seu relacionamento: fique atento! Pode ser Transtorno de Borderline, doença que causa instabilidade. O assunto virou tema do livro da psiquiatra e expert em saúde mental Ana Beatriz, que esclarece dúvidas sobre o comportamento e lista possíveis tratamentos.

A redoma de vidro – Sylvia Plath
Clássico dos anos 60, o livro acaba de ser relançado. Em seu único romance, a poetisa traça um delicado panorama sobre a depressão. A obra retrata a história de uma jovem bem-sucedida, mas que é tomada por uma grave crise emocional.