.

Espaguete a carbonara com massa fresca: aprenda a fazer o grande clássico da gastronomia italiana

Apesar de serem clássicas na Itália, as massas são um sucesso mundial. Servidas em diversas versões e variados molhos, são preparadas diariamente no mundo todo. Uma delas é o espaguete a carbonara, um molho preparado com ovos, queijo e bacon. Pode parecer simples, mas é preciso seguir o passo a passo correto para acertar o ponto. Pensando nisso o chef Melchior Neto abriu o seu livro de receitas e ensina como acertar nesse prato.

Confira a receita e as dicas do chef. 

Espaguete a carbonara com massa frescaPor chef Melchior Neto

INGREDIENTESMassa
200g de farinha de trigo
100g de farinha de trigo integral
3 ovos caipiras inteiros
Pitada de sal e açafrão
Molho200g de bacon picado
2 colheres (sopa) de manteiga
4 gemas de ovo
100g de queijo grana padano
Pimenta moída
2 conchas da água do cozimento da massa

MODO DE PREPAROMassaEm uma tigela misture as farinhas e em seguida faça um buraco no meio e adicione os ovos, sal e o açafrão. Comece misturando os ovos no sentido horário e misturando a farinha de fora para dentro com o garfo. Transfira para a bancada e sove por dez minutos. Embrulhe no plástico filme e leve para a geladeira por uma hora.

Depois de descansar, abra a massa e passe pelo cilindro cortando como espaguete e leve para secar. Depois polvilhe com farinha uma forma e arrume em pequenas porções.  Deixe secar novamente e depois leve para cozinhar em água fervendo por dois minutos. Reserve a massa e também 2 conchas da água do cozimento. 

Molho
Em uma tigela pequena misture as gemas, o queijo ralado e a pimenta moída, e reserve. Em uma frigideira grande antiaderente frite o bacon e reserve. Na mesma panela adicione a massa ainda quente e duas conchas de água do cozimento e misture bem. É importante que não esteja muito quente. Coloque a mistura do ovo, a manteiga e misture bem, vá mexendo em fogo baixo até o molho engrossar. Finalize com o bacon e mais queijo ralado.