Escritores contemporâneos comentam suas obras em ação virtual da Biblioteca Benedito Leite

Nesta quinta-feira (6), a Biblioteca Pública Benedito Leite lança em suas redes sociais o primeiro vídeo da série ‘A Biblioteca apresenta o autor e sua obra’. A ação virtual faz parte do amplo conteúdo que a BPBL vem oferecendo pela internet desde o início da pandemia, quando as casas de cultura tiveram que suspender suas atividades presenciais.

A ação tem por objetivo indicar obras de autores brasileiros contemporâneos com comentários do próprio autor. “A ideia é ampliar ainda mais esse trabalho de incentivo à leitura pelas redes sociais, aproximar a literatura das pessoas e formar leitores”, destacou a diretora da Benedito Leite, Aline Nascimento.

O primeiro vídeo será do escritor carioca Otávio Júnior, conhecido por abrir a primeira biblioteca nas favelas do Complexo do Alemão e no Complexo da Penha, Rio de Janeiro. Autor de reconhecimento nacional, sua trajetória é contada em ‘O Livreiro do Alemão’, publicado em 2011 pela Panda Books.

O livro a ser apresentado é ‘Morro dos Ventos’ (Editora Brasil) sobre a história de uma menina moradora de morro que sente falta de uma amiga, vítima de ação violenta. As obras do escritor falam de conscientização antirracista, defesa da infância, cultura e educação nas comunidades.

As próximas indicações de literatura infantil serão do escritor gaúcho Celso Sisto e do mineiro Leo Cunha. Os vídeos poderão ser conferidos todas as quintas-feiras, no Instagram @bpbloficial e @cultura.maranhão.

Outros conteúdos online são oferecidos pela Biblioteca Benedito Leite como a contação de história ‘Me conta uma história’ com a arte educadora Jô Conde, destaques do Acervo Digital, curiosidades da Biblioteca, sugestão de livros para jovens e crianças, entre outros.

A volta gradual do atendimento presencial está acontecendo desde o começo de junho. Por enquanto, as visitas são restritas à pesquisadores, previamente agendadas, em horário reduzido, das 14 às 18h, e com atendimento às regras de higienização. E-mail para agendamento informacaoutilitaria.bpbl@gmail.com.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.